Tem evitado dirigir à noite? Saiba as causas mais frequentes e suas soluções

No items found.

A partir do momento em que dirigir à noite se torna um problema, é preciso procurar a ajuda de um Oftalmologista. Existem inúmeros problemas oftalmológicos que podem estar por trás dessa alteração. Não há idade determinada para que essa dificuldade surja e, por isso, se a dificuldade para dirigir à noite surgiu ou está piorando, é importante buscar uma avaliação oftalmológica adequada. Neste artigo, conheça algumas das causas desse problema e suas possíveis soluções.

Preste a atenção na sua rotina

Antes de tudo, é importante que você preste atenção na sua rotina. Evitar dirigir à noite, limitar-se a dirigir somente próximo de sua casa ou não se arriscar mais em viajar dirigindo podem ser sinais de que a sua visão pode ter perdido qualidade. Uma visita a um Oftalmologista irá lhe trazer um diagnóstico e, com o tratamento, sua visão poderá novamente ser recuperada.Conheça os possíveis problemas relacionados à perda de qualidade da visão nesses casos:

Catarata

A Catarata é a causa mais comum de cegueira reversível no mundo e importante causa de diminuição da qualidade da visão noturna. Por consequência, um dos sintomas importantes da Catarata é a dificuldade progressiva em se dirigir à noite. Como a Catarata tem evolução insidiosa, ou seja, lenta e simultaneamente nos dois olhos, muitas vezes é difícil que o portador note sua presença e a diminuição do hábito de dirigir à noite pode ser um dos fatores a serem notados na evolução da doença.A falta de vontade ou insegurança de dirigir à noite são sinais de que algum fato novo possa estar acontecendo e, se os sinais forem frequentes, a diminuição da qualidade de visão é a principal responsável. Alguns tipos de Catarata acometem pessoas mais jovens e causam um espalhamento muito grande das luzes, o que apressa uma visita ao Oftalmologista. Uma vez feito o diagnóstico, o Oftalmologista pode optar por uma Cirurgia de Catarata, escolhendo o melhor tipo de Lente Intraocular que proporcionará maior independência de óculos a cada paciente, levando em conta as atividades de cada um.

Miopia

Os míopes têm dificuldade de enxergar de longe. Essa dificuldade piora muito à noite, dificultando ou impedindo os míopes de dirigirem nesse período. A correção da Miopia através do uso de óculos, lentes de contato ou definitivamente pela cirurgia ocular a laser corrigem o problema e acabam com as dificuldades de dirigir à noite.Para saber exatamente qual dos problemas pode estar afetando sua capacidade de dirigir à noite, é preciso consultar um Oftalmologista experiente e pronto para realizar o melhor diagnóstico, acompanhamento e tratamento do seu problema. O IOC tem uma equipe especializada em detectar essas alterações e uma tecnologia de ponta para atender às suas necessidades de tratamento. Agende sua consulta pelo formulário abaixo e venha conhecer o que temos a oferecer! Estaremos esperando por você.

Óculos com grau defasado

Este pode ser uma das causas que pode estar afetando a sua disposição de guiar a noite. Uma consulta ao seu oftalmologista pode com facilidade resolver este empecilho.

Cegueira Noturna ou Nictalopia

A diminuição da visão noturna chamada de Cegueira Noturna ou Nictalopia tem diversas causas. A principal delas é a doença conhecida por Retinite Pigmentosa, uma condição genética que leva à perda da capacidade de resposta à luz pelos bastonetes, células importantes na captação luminosa presentes na Retina.Além da Retinite Pigmentosa, a deficiência em Vitamina A é outra causa de Cegueira Noturna. Assim, é importante adicionar alimentos ricos em Vitamina A como óleos de peixes, fígado e laticínios para evitar o problema.Alterações genéticas específicas ligadas ao Cromossomo X também podem levar à Cegueira Noturna.

Artigos relacionados