Quanto custa uma cirurgia de Catarata? Qual é o valor justo?

Atualizado em: 4 de outubro de 2019

 

A Catarata é uma doença que atinge milhares de pessoas no mundo e é caracterizada pela opacificação do Cristalino, uma lente natural do olho, que culmina na redução da captação do estímulo luminoso do ambiente, levando a uma visão turva ou embaçada. Ela pode ser:

  • Congênita: quando é identificada no momento do nascimento;
  • Secundária: causada por algum outro fator como doenças subjacentes ou uso de medicamentos;
  • Catarata Senil: a forma mais comum de Catarata, ocasionada pelo envelhecimento natural dos olhos e que atinge a população acima dos 50 anos.

A frequente mudança do grau dos óculos e qualquer outro tratamento são só paliativos. A única forma comprovadamente eficaz de tratar a Catarata definitivamente é a cirurgia de Catarata. Uma dúvida bastante frequente de nossos pacientes e leitores é saber qual o preço da cirurgia de Catarata e se esse valor está adequado. E é sobre isso que falaremos neste artigo.

O momento do diagnóstico de Catarata

Exceto por um raro tipo de Catarata na qual o Cristalino se torna esbranquiçado, deixando a pupila branca (fenômeno conhecido por Catarata Branca), a Catarata só pode ser diagnosticada no consultório através de um exame oftalmológico adequado, com a dilatação das pupilas.

A maior parte dos portadores da doença não apresentam sintomas ou estes são pouco percebidos. Eles incluem a perda da qualidade da visão de maneira gradual e lenta, associada à diminuição do brilho e nitidez das imagens, bem como visualização de cores mais desbotadas. Pode surgir ainda a dificuldade em reconhecer uma fisionomia à distância ou perda do interesse de dirigir, principalmente à noite.

Nesse momento, é importante realizar uma avaliação oftalmológica completa. Seu médico Oftalmologista irá realizar o diagnóstico adequado e explicar os passos para a realização desse seguro procedimento cirúrgico, se indicado.

Como funciona a Cirurgia de Catarata?

A Cirurgia de Catarata é hoje realizada com anestesia tópica, por gotas de colírio, em um procedimento ambulatorial, que dura em média apenas oito minutos.

Por meio de uma microincisão (que não necessita de pontos posteriormente), uma pequena sonda de ultrassom vibra 50 mil vezes por segundo, esfarelando e aspirando o Cristalino opacificado. No lugar dele, é implantada uma Lente Intraocular com o grau dos óculos usados previamente.

Essa técnica de remoção do Cristalino afetado é usada no mundo todo e conhecida como Facoemulsificação. Apenas 30 minutos após o procedimento, o paciente terá alta e voltará para casa sem curativo nos olhos.

Saiba mais: complicações da Cirurgia de Catarata

Preço da Cirurgia de Catarata

Os planos de saúde cobrem este tratamento, mas é comum que tenham um teto para o valor do implante da Lente Intraocular. Nos últimos anos, novas tecnologias foram implantadas neste quesito, passando a corrigir a visão para perto, intermediária e distante, assim como também corrigir o Astigmatismo. Os valores destes implantes aumentaram e nem todos os planos de saúde cobrem esse aumento de custos.

O valor da cirurgia de Catarata irá sofrer variações de acordo com uma série de detalhes.

Primeiramente, a escolha da tecnologia envolvida na Lente Intraocular que será posicionada em substituição ao Cristalino é um dos determinantes desse preço. Isso porque as lentes monofocais são mais baratas que as multifocais, por exemplo.

Além disso, é possível optar pela correção da visão para perto em um olho e para longe no outro olho. A combinação das duas visões tem um resultado satisfatório, deixando o paciente pouco dependente dos óculos após a cirurgia. Esta opção é muito eficiente. Não deixará o paciente livre dos óculos, mas é a opção mais econômica.

Por outro lado, as lentes multifocais atendem ao mesmo tempo à visão de perto, intermediária e para longe. Elas se adequam melhor às necessidades pessoais e profissionais dos pacientes, que não precisarão de óculos após a cirurgia. Por isso, seu custo costuma ser maior que o das lentes monofocais. Existem ainda outros modelos de lentes, como as trifocais e as tóricas, que serão indicadas de acordo com as suas necessidades e a partir da avaliação do seu médico oftalmologista. Estas lentes são mais caras: seu preço se inicia perto do valor de um par de óculos com lentes multifocais, e ficam mais caras quando se agrega também o grau de Astigmatismo existente.

A necessidade de se submeter a uma cirurgia de catarata será avaliada pelo médico oftalmologista. A partir de exames minuciosos, ele determinará o grau que deverá ser corrigido e a melhor opção de Lente Intraocular para o seu caso. A decisão final, após pesar os prós e contras de cada tipo de lente, é sua. Os valores dos implantes aumentam conforme diminui a necessidade de óculos após a cirurgia.

É um privilégio que a tecnologia tenha permitido a reversão de doenças que, sem ela, afetariam drasticamente a vida de milhares de pessoas. O preço a pagar para se submeter a essa cirurgia é baseado no ganho imenso de qualidade de vida após o procedimento.

Se você tem interesse em realizar a cirurgia de Catarata por um preço não abusivo e ainda assim aproveitar os benefícios de uma tecnologia de ponta, o IOC está à sua disposição. Temos mais de 20 anos de experiência na realização do procedimento, somos a primeira clínica do Paraná a realizar a anestesia por gotas de colírio e já realizamos mais de 20 mil procedimentos. Agende sua consulta pelo telefone (41) 3322-2020 e estaremos esperando por sua visita.



Vamos agendar
a sua consulta?

(41) 3322-2020

clique para ligar

Entre em contato

    Dúvidas? Converse conosco ao vivo
    Dúvidas? Converse conosco ao vivo
    Seja bem-vindo(a) ao IOC. Como posso lhe ajudar?
    Conectando...
    Nenhum dos nossos operadores estão disponíveis no momento. Deixe sua mensagem abaixo e responderemos por email assim que possível.
    Nossos operadores estão ocupados. Por favor, tente novamente mais tarde
    :
    :
    :
    Você tem uma dúvida? Escreva para a gente!
    :
    :
    Esta sessão de chat foi finalizada