12/1/2022

A cirurgia ocular a laser (LASIK) deixa todo mundo sem óculos?

No items found.
A cirurgia ocular a laser (LASIK) deixa todo mundo sem óculos

Os óculos já podem ter se tornado seus grandes companheiros de vida, ou um hábito adquirido há poucos anos. Em todos os casos, quem o usa frequentemente questiona se um dia poderá viver sem eles.As dúvidas começam sobre as opções de tratamentos possíveis e, na maioria das vezes, a solução indicada é cirúrgica. Nesse cenário, a grande dúvida sobre a cirurgia refrativa ocular envolve as expectativas do paciente e os resultados previstos. Entenda nesse artigo se esse procedimento pode te deixar completamente livre dos óculos.

Cirurgia ocular a laser corrige todos os problemas de visão?

A cirurgia ocular a laser corrige todas as ametropias, ou seja, Miopia, Astigmatismo, Hipermetropia e Presbiopia, que são imperfeições ópticas do olho passíveis de serem corrigidas através do uso de laser. Além disso, avanços tecnológicos recentes permitem que cada procedimento aconteça de forma personalizada: além da correção dos grau, os exames pré-operatórios identificam pequenas imperfeições existentes de paciente para paciente (e de olho para olho, em um mesmo paciente) e programam o laser para corrigi-las da melhor maneira possível durante o tratamento.

O laser funciona de verdade?

Quando indicada, a aplicação do laser acontece de forma rápida e indolor. A maioria dos pacientes pode perceber a melhora da acuidade visual logo após a cirurgia ocular a laser e a enorme maioria dos pacientes já dirige no dia seguinte. Contudo, é comum que a visão atinja seu melhor desempenho depois de duas ou três semanas.97% das pessoas operadas ficam sem grau já em um primeiro tratamento. Os demais podem precisar corrigir um grau residual em três meses. A cirurgia é feita com anestesia através do uso de colírios, não se usa tampão ou curativos e os pacientes podem voltar para casa 30 minutos após o tratamento, voltando a trabalhar com moderação no dia seguinte.

O meu grau vai voltar?

Existem diversos mitos que cercam a cirurgia ocular a laser. Um deles é a afirmação de que, depois de algum tempo, o grau voltará e o procedimento deverá ser repetido. A verdade é que o laser é extremamente preciso e as correções provocadas por ele são permanentes. Entretanto, os olhos podem sofrer mudanças com o passar do tempo, mudanças estas que ocorrem mesmo em quem nunca operou.Para 94% dos pacientes que já fizeram a cirurgia, uma única aplicação é suficiente. Nos outros 6%, foram notados graus residuais causados por problemas de cicatrização. Para esses casos, após o período de um ano, é possível realizar uma nova aplicação e eliminar a necessidade dos óculos de vez.

Posso ficar com um grau pior do que estou hoje?

A tecnologia tornou a cirurgia ocular LASIK muito segura, sendo hoje a cirurgia mais realizada em todo o mundo.A evolução tecnológica dos aparelhos de laser e dos aparelhos diagnósticos que realizam os exames pré-operatórios capazes de identificar com alto grau de precisão os pacientes indicados para esse tipo de procedimento, comprova que a cirurgia ocular a laser é segura. Os modernos aparelhos aumentaram muito sua velocidade de disparos dos feixes de laser e passaram inclusive a seguir os movimentos involuntários do olho, assegurando que cada disparo atinja precisamente o local desejado. Sendo assim, o tratamento passou a ser aplicado em uma área maior, ultrapassando o tamanho da pupila e permitindo uma excelente qualidade da visão noturna.Ainda assim, raríssimas vezes são registrados casos de inflamação nos olhos. Os raros casos de infecção acontecem em 1 a cada 2.000 pacientes operados. Para evitar que isso aconteça, é fundamental seguir as orientações médicas antes e depois do procedimento. Você iniciará a análise pré-operatória fornecendo todas as informações importantes sobre a sua saúde e histórico familiar. Por fim, após a cirurgia, use os colírios receitados na dosagem e no tempo recomendados pelo oftalmologista.Está considerando fazer a cirurgia ocular a laser? Entre em contato com o IOC realizando o agendamento da sua consulta no formulário abaixo e aguardamos pela sua visita!

Artigos relacionados