IOC inicia festividades dos 30 anos oferecendo exames gratuitos à população de Curitiba.
As comemorações dos 30 anos do Instituto Oftalmológico de Curitiba começaram no domingo, primeiro de setembro, com uma ação no Museu Oscar Niemeyer, na capital paranaense, que ofereceu exames gratuitos de autorefração, para medir o grau objetivo do olho, e de tonometria, que indica a pressão intraocular.
Em um espaço especialmente montado no vão livre do Museu foram levados dois equipamentos de última geração do Instituto. “O equipamento que faz a aferição do grau, o I. Profiler, é o mais moderno do mercado e é a primeira vez que o transportamos para um evento fora da nossa sede”, destacou Sarah Graçano, coordenadora de Relações Públicas do IOC.
Das 09h às 14h, 85 pessoas, entre adultos e crianças, foram atendidas pela iniciativa, que foi elogiada pelo público: “estava há tempos querendo refazer meu exame de grau e sempre deixava para lá. A oportunidade veio a calhar”, disse Vinícius dos Santos.
Eleneide da Silva, que também foi atendida, acredita que ações como essa podem até trazer resultados mais efetivos do exame já que a pessoa está relaxada e não em uma sala aguardando a consulta. “No caso do exame de pressão ocular acho que o fato da pessoa estar relaxada é bem interessante”.
A tonometria é um exame realizado com um tonômetro, equipamento que sopra ar no olho do paciente para averiguar a pressão, que quando normal varia de 10 a 21 milímetros de mercúrio (mmHg). Uma pressão ocular acima de 21 mmHg é considerada hipertensão nos olhos. A pressão intraocular elevada pode estar associada ao glaucoma, doença que é a segunda maior causa de perda de visão no mundo.
O início das comemorações destes 30 anos do Instituto Oftalmológico de Curitiba também foi marcado por uma celebração, que aconteceu no dia 03/09, no pátio das esculturas do MON, com coquetel volante e a presença do corpo clínico, dos colaboradores mais antigos da instituição, bem como de amigos e parceiros desses 30 anos de história.