O que é?
A catarata é a opacificação de uma lente natural do olho, que se chama cristalino. Essa opacidade causa perda de nitidez e embaçamento da visão. Seu aparecimento mais frequente é após os 65 anos, mas pode ocorrer em qualquer idade.
Quais os sintomas?
- Visão embaçada em momentos alternados
- Sensação de que o óculos está permanentemente “sujo”
- Piora gradual da visão
- Pessoas e objetos parecem amarelados e distorcidos
- Maior necessidade de luz para enxergar com nitidez
- Miopia aumentada
- Visão dupla
Como é o tratamento?
O único tratamento para catarata consiste em uma cirurgia que substitui o cristalino do olho por uma lente artificial intraocular. É uma cirurgia rápida que proporciona uma visão límpida já no dia seguinte e possibilita o tratamento do outro olho em poucos dias. Em muitos casos o implante da lente corrige graus preexistentes, permitindo que a maioria dos pacientes operados deixem de usar óculos para suas atividades cotidianas.
Como é a cirurgia?
- 8 minutos de duração
- Um olho operado por vez
- Anestesia por colírio
- Sem pontos ou curativos
- Alta em 30 minutos
- Reabilitação rápida
Lentes Intraoculares
Durante a cirurgia da catarata, o cristalino é retirado e substituído por uma lente intraocular artificial, chamada de LIO. Essa tecnologia inovadora tem o poder de devolver e até mesmo melhorar a qualidade da visão.
Cada lente é projetada especialmente para cada olho. Assim, podemos entregar a maior qualidade de vida possível considerando as necessidades do paciente. As lentes são transparentes e finas, sendo invisíveis a olho nu. As lentes monofocais permitem melhorar a visão em um ponto focal específico, melhorando a visão de perto ou longa distância. A decisão de qual ponto focal será corrigido com o implante da lente será feita em conjunto com o paciente de forma a contemplar seu estilo de vida.
Porém, estão disponíveis no mercado hoje novas tecnologias. É o caso das lentes bifocais ou trifocais. O uso destas lentes durante a cirurgia aumenta a qualidade da visão ao permitir que sejam restauradas mais de uma distância, tornando o paciente independente dos óculos em seu cotidiano.
Durante seu processo de avaliação, nossa equipe apresentará todas as opções disponíveis para o seu caso. Decidiremos, em conjunto com você, a opção que lhe proporcione o máximo de qualidade para seu cotidiano.
Como é o pós-operatório
É possível perceber uma grande melhora já no dia seguinte, porém, como toda cirurgia, alguns desconfortos são comuns, como:
- Sensação de corpo estranho no olho
- Lacrimejamento
- Sensibilidade à luz
- Visão embaçada nas primeiras horas após a cirurgia
Todos esses efeitos são mais presentes nas primeiras 24 horas após a cirurgia e diminuem consideravelmente depois desse período. Siga as recomendações do seu médico para minimizá-los ainda mais. Possuímos uma linha de atendimento exclusiva de pós-operatório para que você se sinta amparado em todas as suas dúvidas.