12/1/2022

O que é Catarata? Sintomas, Diagnóstico e Tratamento

No items found.

Apesar de ser a causa mais comum de cegueira reversível do mundo, muitas pessoas ainda não conhecem o que é Catarata, quais suas causas e como é realizado o tratamento dessa importante doença oftalmológica. Obter informação é fundamental para entender como um diagnóstico preciso e precoce pode ajudar a evitar a cegueira e restaurar a qualidade de vida. Nesse artigo, vamos discutir um pouco mais sobre essa condição clínica, o desenvolvimento dessa doença e as possibilidades de tratamento. Confira!

O que é a Catarata?

A Catarata nada mais é do que a opacificação do Cristalino, uma das duas lentes internas dos nossos olhos (a outra sendo a Córnea). O Cristalino tem duas importantes funções: a primeira é a acomodação, responsável em focalizar as imagens de perto e de longe, conforme a vontade do observador. Pelo fato de o Cristalino perder o seu poder de acomodação com a idade e especialmente após os 40 anos, é possível surgir nessa idade a Presbiopia ou Vista Cansada. Sua segunda função é focalizar as imagens dos objetos que olhamos diretamente na Retina, para que enxerguemos com nitidez. Assim, a perda da transparência do Cristalino que ocorre na Catarata prejudica a nitidez das imagens.Ela apresenta diversas causas, sendo a mais comum delas a Catarata Senil: a opacificação progressiva do Cristalino que ocorre com a idade. Além da Catarata Senil, existe ainda a Catarata Congênita (que está presente ao nascimento), que apresenta causas genéticas ou por infecções e/ou traumas durante a gestação.Ainda, menos comumente, existem casos de Catarata traumática e Catarata secundária a outras doenças como o Diabetes ou doenças reumatológicas variadas.

Como é realizado o diagnóstico da Catarata?

O diagnóstico da Catarata é realizado através de uma avaliação por um oftalmologista experiente, realizada no consultório e com a dilatação das pupilas. Raramente, e apenas quando muito avançada é que a Catarata Senil pode ser diagnosticada sem aparelhos. Os raros casos da chamada Catarata branca, que chamam atenção porque são visíveis no centro da pupila, são encontradas mais frequentemente nas doenças congênitas.Os sintomas dessa doença muitas das vezes não são percebidos pelo portador de Catarata, pois ambos os olhos são acometidos em simultâneo e de maneira lentamente progressiva. Porém, algumas alterações na rotina podem indicar o surgimento da doença:

  • Troca frequente das lentes dos óculos;
  • Dificuldade para dirigir à noite ou sob neblina;
  • Luzes muitas vezes espalhando das lâmpadas;
  • Dificuldade de enxergar detalhes de objetos antes vistos com facilidade.

Como é realizado o tratamento?

No passado havia uma esperança que alguns colírios retardassem ou estacionassem a evolução da Catarata. Porém, hoje sabemos que isto não é possível. O único tratamento para essa condição é a Cirurgia de Catarata. Como a Catarata tem uma evolução constante e progressiva, ela modifica constantemente o grau dos óculos. Mesmo no início da doença diagnosticada, um novo par de óculos pode não deixar o paciente com 100% de qualidade de visão por muito tempo.Hoje, a Cirurgia de Catarata é realizada por meio da remoção do Cristalino opacificado e inserção de uma Lente Intraocular em seu local. A lente a ser selecionada depende das atividades cotidianas realizadas pelo paciente, como hobbies e profissão. Além disso, ela depende do grau, da altura do paciente, da pressença ou não de outras doenças como o Astigmatismo.Segundo a ABCCR (Associação Brasileira de Catarata e Cirurgia Refrativa), essa é o tipo de cirurgia mais realizada na Oftalmologia e foi uma das técnicas cirúrgicas que mais evoluiu nas últimas décadas. Esta evolução tecnológica, associada à habilidade desenvolvida por alguns cirurgiões, assim como a escolha correta do tipo e modelo de lente a ser implantada, são as maiores causas do sucesso deste tratamento.Somente um oftalmologista experiente será capaz de avaliar suas condições e recomendar o melhor tipo e modelo para atender as necessidades de cada paciente. Se você tem apresenta sintomas de Catarata ou já tem um diagnóstico e deseja realizar o melhor tratamento para o seu caso, o IOC apresenta uma equipe de profissionais experientes e especializados em Catarata prontos para lhe atender e indicar o melhor tipo de abordagem para sua Catarata. Realize o agendamento da sua consulta pelo formulário abaixo e nossa equipe entrará em contato com você.

Artigos relacionados