Catarata: que riscos corro e quando operar?

Atualizado em: 4 de outubro de 2019

Catarata é uma doença caracterizada pela opacificação progressiva do Cristalino, uma lente localizada na região anterior do olho e que tem a função de convergir a luz para a formação de imagens. Sua opacificação impede a passagem natural da luz, formando imagens menos nítidas. Embora seja mais comum em pessoas com mais de 60 anos, é um quadro que pode acometer pessoas de todas as idades, inclusive em recém-nascidos, quadro conhecido como Catarata congênita. Neste artigo, entenda quais os riscos envolvidos em não realizar a Cirurgia de Catarata e quando operar a Catarata. Veja nosso vídeo completo sobre o assunto:

A Catarata é a opacitifcação do Cristalino que ocorre, na maior parte das vezes, em decorrência da idade. A cirurgia de Catarata realiza a remoção do Cristalino acometido e substituição por uma Lente Intraocular.

Catarata nos olhos: quando operar?

A evolução da Catarata é lenta e progressiva e não existe um tratamento ou medicamento que retarde esse processo. O tratamento é cirúrgico e deve ser feito idealmente quando seus sintomas já interferem com a qualidade da visão. Portanto, a Catarata pode ser operada a qualquer momento após os primeiros sintomas começarem a ser notados.

Uma vez operada, existe uma total recuperação da visão prejudicada pela Catarata, quando não existirem outros problemas associados e que também possam causar diminuição da qualidade da visão.

Progressão da catarata: quais os sintomas?

À medida que o tempo passa, a opacificação do Cristalino (processo que constitui a Catarata) se torna mais densa, dificultando a passagem de luz e sua chegada à Retina, piorando assim a nitidez das imagens.

Existem vários tipos de opacidade do Cristalino. O mais comum é o tipo que, mesmo se tornando muito avançado ou “maduro”, ainda permite a passagem da luz até certo nível. Assim, mesmo que sem uma nitidez perfeita, o paciente com Catarata pode enxergar.

Outros tipos de Catarata são muitos limitantes: pioram a visão em ambientes de muita luz e criam uma enorme dificuldade para dirigir à noite.

Por fim, existem as Cataratas que impedem por completo a formação das imagens. Ainda é possível que o portador da Catarata perceba a presença de luz, mas passa a caminhar com o auxílio dos outros e tem um prejuízo importante da qualidade de vida.

A progressão da Catarata tende a modificar o grau dos óculos que a pessoa vinha usando há anos. Essa mudança frequente do grau é um dos sinais de que a Catarata está se formando ou evoluindo. Com frequência, o portador da Catarata pode se tornar míope ou piorar sua Miopia nesse período. Assim, este passa, de uma hora para outra, a piorar sua visão de longe, melhorando a de perto

Qualquer que seja o grau de comprometimento da visão, a cirurgia de Catarata pode restituir a visão em 100% se não houver um outro problema associado.

Quais os riscos de se adiar a cirurgia da catarata?

O processo de opacificação da Catarata cursa também com o enrijecimento progressivo do núcleo do cristalino. Na moderna cirurgia realizada pelo IOC para correção da Catarata, o Cristalino danificado pelo processo de opacificação é retirado através de uma microincisão de aproximadamente 2.0 mm. Através da incisão, a remoção é realizada por aspiração, após a fragmentação do cristalino em pequenas partículas criadas através de uma microponta de ultrassom. O Cristalino removido é, então, substituído por uma Lente Intraocular.

Quanto mais avançada ou madura for a Catarata, maior o tempo que a sonda de ultrassom deverá permanecer dentro do olho para fazer a total facoemulsificação do núcleo da Catarata. Esse aumento de tempo se segue também de um aumento de fluxo de fluídos para a realização da aspiração das partículas do cristalino. Isso leva à uma perda maior de células da camada interna da Córnea, que não têm a capacidade de regeneração.

A perda de grande número das células, que pode acontecer nas Cataratas muito maduras, pode levar a Córnea a perder irreversivelmente sua transparência. Isso pode se tornar um problema que indica a necessidade de outros tratamentos cirúrgicos.

Felizmente, as Cataratas excessivamente maduras são cada vez menos frequentes nos grandes centros urbanos devido ao maior acesso dessa população ao tratamento.

Mudança na percepção das cores

Com a progressão da Catarata, a percepção das cores passa a mudar gradativamente. Essa alteração dificilmente é percebida pelo portador de Catarata, uma vez que os dois olhos costumam ser acometidos pela Catarata simultaneamente.

As cores ficam menos vivas e algumas se modificam. Essa diferença é imediatamente notada quando o primeiro olho é operado.

Benefícios da cirurgia de Catarata

O maior benefício é a restauração da qualidade de visão, trazendo de volta a nitidez perdida. Isso traz de volta também a liberdade e qualidade de vida que o portador de Catarata pode ter perdido pelo problema.

A segunda grande vantagem é a possibilidade de deixar de usar os óculos (como ocorre na maioria dos pacientes operados) ou a diminuição da dependência destes, uma vez que a nova Lente Intraocular que substitui o Cristalino pode contemplar o grau dos óculos utilizados.

A cirurgia de Catarata é o único tratamento possível para impedir a progressão da doença e devolver a qualidade de visão. Ao optar por não realizar a operação, o paciente se expõe a riscos que vão da perda de qualidade de vida até à perda total da transparência do Cristalino.

Você está enfrentando o processo de Catarata ou apresenta algum sintoma dessa ou de outras doenças oftalmológicas? No IOC você tem uma equipe especializada em Catarata pronta para atender as suas necessidades, além de uma tecnologia pioneira no tratamento da Catarata. O IOC foi a primeira clínica oftalmológica a realizar a cirurgia de Catarata com anestesia apenas por gotas de colírio (desde 1997) e já operamos mais de 20 mil pacientes portadores de Catarata.

Agende sua consulta ligando no telefone (41) 3322-2020 e venha conhecer o que o IOC tem a lhe oferecer no tratamento da Catarata.



Vamos agendar
a sua consulta?

(41) 3322-2020

clique para ligar

Entre em contato

    Dúvidas? Converse conosco ao vivo
    Dúvidas? Converse conosco ao vivo
    Seja bem-vindo(a) ao IOC. Como posso lhe ajudar?
    Conectando...
    Nenhum dos nossos operadores estão disponíveis no momento. Deixe sua mensagem abaixo e responderemos por email assim que possível.
    Nossos operadores estão ocupados. Por favor, tente novamente mais tarde
    :
    :
    :
    Você tem uma dúvida? Escreva para a gente!
    :
    :
    Esta sessão de chat foi finalizada