Cirurgia de Catarata: do diagnóstico à recuperação

Atualizado em: 4 de outubro de 2019

 

A Catarata é a principal causa de cegueira tratável no mundo e tem se tornado um problema cada vez mais comum, por conta do aumento da longevidade e envelhecimento da população. A cirurgia de Catarata, com inserção de uma Lente Intraocular em substituição ao Cristalino opacificado é o método mais eficaz de tratamento da doença e é sobre isso que vamos falar nesse artigo.

A Catarata é a opacitifcação do Cristalino que ocorre, na maior parte das vezes, em decorrência da idade. A cirurgia de Catarata realiza a remoção do Cristalino acometido e substituição por uma Lente Intraocular.

Catarata nos olhos: quando operar?

A Catarata se dá pela perda natural de transparência do Cristalino, uma das duas lentes naturais do olho, juntamente com a Córnea. Geralmente, os primeiros sinais da doença podem ser notados durante um exame oftalmológico com dilatação de pupilas após os 60 anos.

No início do diagnóstico, a visão ainda pode estar preservada, podendo a Catarata passar despercebida. Muitas vezes, mesmo já comprometendo significativamente a visão, é difícil perceber alguma mudança, uma vez que os dois olhos são acometidos de forma semelhante e com uma lenta progressão.

Quando já existe a perda da qualidade da visão, detectada através dos sintomas e de um exame oftalmológico adequado, a cirurgia da Catarata pode ser realizada. Isso evita restrições ou limitações crescentes no dia-a-dia, como não passar no exame de visão do DETRAN ou naturalmente passar a fazer restrições de atividades antes normais, como dirigir à noite ou ir ao cinema.

Como é feita a cirurgia de Catarata?

A moderna cirurgia de catarata é hoje é feita sem internações, com anestesia através de gotas de colírio, sem pontos ou curativos e com alta 30 minutos após o seu término.

No pós-operatório da cirurgia de Catarata, são prescritos colírios que serão usados por duas semanas. A recuperação é rápida, impondo muito poucas restrições nas duas primeiras semanas. A visão já estará melhor no dia seguinte e seguirá melhorando mais ainda durante o primeiro mês.

A escolha da Lente Intraocular

Existem vários tipos e modelos de lentes intraoculares, que irão substituir o Cristalino opaco. A melhor lente intraocular é aquela que atenda melhor às atividades específicas de cada pessoa. Existem lentes que priorizam a visão de perto e intermediária (como a do computador) e outras que priorizam a visão de longe. Nenhuma lente ainda atende a todas as necessidades de todas as pessoas.

A tarefa de decidir qual a melhor lente intraocular para o seu caso caberá a um médico oftalmologista bem treinado, que irá avaliar seus hábitos diários e realizará exames oftalmológicos necessários para uma boa recomendação.

A cirurgia de Catarata tem potencial para recuperar 100% da visão. O grande desafio é deixar a pessoa operada independente (ou pouco dependente) do uso de óculos após a cirurgia. Os ganhos da melhora da qualidade de visão se refletem diretamente na qualidade de vida, muito apreciada pelas pessoas operadas.

Quais são os riscos dessa cirurgia?

Essa cirurgia é bastante precisa e já conta com tecnologia suficiente para ser realizada sem maiores complicações. Porém, como qualquer intervenção, ela também tem alguns riscos, minimizados nas mãos de uma equipe competente.

Saiba mais: complicações da cirurgia de Catarata

Se você tiver interesse em realizar o seu acompanhamento e cirurgia no IOC, você será muito bem orientado através de vídeos, palestras e materiais impressos, para que cumpra com os cuidados necessários no pós-operatório e para que identifique e informe eventuais sinais e sintomas após a cirurgia. Atento a isso, os riscos dessa cirurgia ficam próximos de zero.

Como acontece a recuperação da cirurgia de Catarata?

A recuperação da cirurgia de catarata é rápida. A maioria das pessoas pode voltar à realização de esportes e atividades físicas regulares em duas semanas. A visão já está adequada para dirigir dentro de um ou dois dias, ocorrendo ainda uma gradativa melhora no primeiro mês.

A cirurgia de catarata é um passo importante para quem sofre com o problema e deseja ganhar qualidade de vida e uma visão melhor. Realizada mediante facoemulsificação do Cristalino e implante de uma lente intraocular, ela é um procedimento simples e de rápida recuperação.

Caso você ainda não esteja totalmente seguro acerca dessa cirurgia, agende sua consulta no IOC e venha conhecer a tecnologia inovadora e equipe especializada em Catarata pronta para atender as suas necessidades. Estamos aguardando por você.



Vamos agendar
a sua consulta?

(41) 3322-2020

clique para ligar

Entre em contato

Dúvidas? Converse conosco ao vivo
Dúvidas? Converse conosco ao vivo
Seja bem-vindo(a) ao IOC. Como posso lhe ajudar?
Conectando...
Nenhum dos nossos operadores estão disponíveis no momento. Deixe sua mensagem abaixo e responderemos por email assim que possível.
Nossos operadores estão ocupados. Por favor, tente novamente mais tarde
:
:
:
Você tem uma dúvida? Escreva para a gente!
:
:
Esta sessão de chat foi finalizada