Cirurgia de Presbiopia: o que é e como funciona?

Atualizado em: 15 de outubro de 2017

A Presbiopia ou Vista Cansada, é a dificuldade para enxergar de perto que geralmente se inicia após os 40 anos e estabiliza o grau em torno dos 60 anos. Uma das práticas oftalmológicas que mais vem se popularizando na atualidade é a cirurgia de Presbiopia a laser, uma solução eficiente para esse problema. Se você quer saber mais sobre o assunto, preparamos esse artigo para lhe informar sobre a doença e como funciona esse procedimento de correção que pode fazer com que você deixe de usar os óculos.

O que é a Presbiopia?

Se você tem mais de 40 anos e não consegue enxergar bem a tabela nutricional ou ingredientes de um produto, os preços de produtos, o cardápio no restaurante, uma mensagem no celular ou um livro, encontra dificuldades para se maquiar ou se precisa afastar cada vez mais com o braço o que deseja ler, a Presbiopia pode estar dando seus primeiros sinais.

Chamada popularmente de Vista Cansada, ela surge pela redução do poder de acomodação do Cristalino (uma das duas lentes do olho, juntamente com a Córnea) com o passar da idade. Com isso, nossos olhos não conseguem adaptar a visão para perto, resultando em visão embaçada.

Presbiopia é a dificuldade das pessoas enxergarem de perto depois dos 40 anos. Conheça seus sintomas e como são feitos o diagnóstico e tratamento da doença.

Como é feita a correção da Presbiopia?

Se você tem menos de 60 anos, a melhor opção de tratamento é a cirurgia LASIK. A cirurgia de Presbiopia por laser é eficiente, segura e pode ser feita nos dois olhos ao mesmo tempo, permitindo uma boa visão para perto e longe.

A cirurgia ocular refrativa a laser LASIK tem o objetivo de corrigir os defeitos da refração: Miopia, Hipermetropia, Astigmatismo e inclusive a Presbiopia com o laser.

Se você tem mais de 60 anos, a cirurgia de Catarata pode ser uma boa opção. A Catarata acontece quando o Cristalino (lente cuja acomodação está afetada na Presbiopia) natural torna-se opaco com o tempo. Assim, a remoção do Cristalino opaco e a inserção de uma lente artificial intraocular em seu lugar corrige esse problema. Com essa cirurgia, tanto a Catarata como a Presbiopia previamente existente podem ser corrigidas, em simultâneo.

A Catarata é a opacitifcação do Cristalino que ocorre, na maior parte das vezes, em decorrência da idade. A cirurgia de Catarata realiza a remoção do Cristalino acometido e substituição por uma Lente Intraocular.

Se, após o procedimento cirúrgico e com o passar dos anos, seu olhos sofrerem alguma modificação no grau, um pequeno ajuste com um novo e rápido procedimento a laser lhe devolve a independência dos óculos que você já havia conquistado no passado.

A opção pela cirurgia de Presbiopia é a mais indicada para quem ainda não apresenta Catarata e deseja corrigir o problema, passando a viver sem óculos – ou seja, a maior parte da população com Presbiopia.

Cirurgia da presbiopia a laser?

A moderna cirurgia da Presbiopia com laser permite uma independência muito grande de óculos, tanto para perto quanto para longe. Uma tecnologia especial de tratamento, além de corrigir o grau, modifica a curvatura do centro da córne,a aumentando a eficiência da visão de perto nos dois olhos. Além disto, induz-se em um dos olhos 1,5 grau de Miopia para aumentar ainda mais a eficiência da visão de perto.

Na prática, esta Miopia induzida se equivale a menos de um grau em função da modificação do formato da córnea feito pelo laser. A visão de perto fica muito eficiente, permitindo trabalhar ao computador, ver as horas, um cardápio, ler com facilidade. O leve desfoque causado pela pequena Miopia num dos olhos passa despercebido. Com isso, dirigir, ir ao cinema e ler as legendas e outras necessidades da visão para longe não serão afetadas.

Mais de 95% de todas as pessoas operadas não usarão óculos para nenhuma atividade. Os 5% que usarão óculos em alguma situação o fazem exclusivamente para leituras demoradas sem interrupção, como ler um livro em casa no final de semana, ou dirigir à noite numa estrada com chuva ou neblina.

Você tem interesse em conhecer mais sobre o que a cirurgia de Presbiopia a laser pode fazer por você? Se você sofre desse problema ou precisa de um diagnóstico e acompanhamento, o IOC tem uma equipe de profissionais especializados para te atender com uma tecnologia pioneira te esperando. Agende sua consulta através do formulário abaixo e venha conhecer o que podemos fazer por você.



Vamos agendar
a sua consulta?

(41) 3322-2020

clique para ligar

Entre em contato

Dúvidas? Converse conosco ao vivo
Dúvidas? Converse conosco ao vivo
Seja bem-vindo(a) ao IOC. Como posso lhe ajudar?
Conectando...
Nenhum dos nossos operadores estão disponíveis no momento. Deixe sua mensagem abaixo e responderemos por email assim que possível.
Nossos operadores estão ocupados. Por favor, tente novamente mais tarde
:
:
:
Você tem uma dúvida? Escreva para a gente!
:
:
Esta sessão de chat foi finalizada