12/1/2022

Cirurgia LASIK: Conheça as respostas para as dúvidas mais frequentes

No items found.
cirurgia LASIK

A cirurgia LASIK é a cirurgia mais realizada no mundo e, além disso, é uma das mais seguras. Mesmo assim, o medo de operar os olhos está presente em 100% das pessoas que se interessam por esse tratamento, o que é muito compreensível. Primeiro porque essa cirurgia é eletiva e dispensável na maioria das vezes e, segundo, porque todos nós valorizamos o importante sentido da visão nas nossas vidas.Esse medo costuma cessar ou reduzir à medida que você entende mais sobre como transcorre a cirurgia, qual a tecnologia envolvida nela, como é realizada a avaliação pré-operatória, quais as complicações que podem surgir da doença e outras informações. E é sobre isso que vamos falar neste artigo.

"Posso ficar cego após a cirurgia de LASIK?"

Esta é uma dúvida bastante comum. A cirurgia LASIK é indicada para o tratamento de Erros de Refração (Miopia, Astigmatismo, Hipermetropia e Presbiopia - também conhecida como Vista Cansada). Esta cirurgia tem, portanto, a finalidade de corrigir esses problemas de visão e reduzir a dependência que você tem dos óculos ou das lentes de contato.Não existe a possibilidade de você ficar cego após a cirurgia LASIK. O laser é aplicado na superfície da Córnea, a camada mais externa do olho. Cada disparo esculpe a Córnea de forma muito precisa para remover somente o grau necessário. Através de uma análise pré-operatória cuidadosa e respeitando as orientações fornecidas, além de não ser omisso com os sinais de alerta como dor ou desconforto, é impossível perder a visão após o procedimento.

Como manterei meus olhos abertos durante o tratamento?

Os olhos são anestesiados antes do procedimento somente por gotas de colírios. Um anatômico afastador de pálpebras impede que se feche os olhos durante o tratamento. Mesmo se houver uma movimentação involuntária dos olhos durante a cirurgia, o aparelho a laser reprograma o novo local de disparo de disparo. O tempo de aplicação do laser é muito rápido, de apenas dois segundos por grau. Ele também pode se adaptar aos movimentos do seu olho, se ocorrerem, em milésimos de segundo.

Meu grau poderá voltar?

O laser é extremamente preciso e as correções provocadas por ele são permanentes. Entretanto, os olhos podem sofrer mudanças com o passar do tempo, que ocorrem mesmo em quem nunca operou: é natural, com o passar do tempo, surgirem pequenas variações no grau dos óculos. Variações que interferem com a qualidade da visão não são frequentes, mas um novo tratamento pode ser realizado, voltando a corrigir algum grau ainda existente.

Vou ficar um tempo sem enxergar após a cirurgia LASIK?

É comum que o paciente sinta um desconforto por até uma semana depois da cirurgia LASIK. No pós-operatório, o uso de uma lente de contato é imprescindível para que a Córnea se recupere do procedimento, através do processo conhecido por reepitelização. Tomando os cuidados pós-operatórios necessários, também não há riscos de infecções ou outras complicações. Você não necessariamente ficará sem enxergar, mas pode sentir um pouco de desconforto nos primeiros dias.Saiba mais: cuidados no pós-operatório de cirurgia refrativa

Vou precisar usar curativos?

Não. Você usará apenas uma lente de contato nas primeiras 24 horas, que será removida na primeira visita pós-operatória, no dia seguinte ao procedimento.

Quando volto a enxergar normalmente?

No mesmo dia da cirurgia, já será possível retornar às atividades diárias. É possível, inclusive, dirigir de volta para casa.A previsão para que você volte a enxergar totalmente é dentro de dois meses de operado. Até o final desse prazo, a sua dependência de óculos vai reduzindo e a visão vai retornando aos poucos. Nos primeiros cinco dias, por exemplo, você pode enxergar um pouco embaçado, bem como ter a sensação de areia em seus olhos ou um desconforto à exposição da luz.

Quando posso voltar a praticar esportes?

A primeira semana após a cirurgia LASIK é sempre a mais delicada. É quando você terá que usar colírios ou outros medicamentos indicados pelo médico. Caminhadas leves já podem acontecer no dia seguinte à cirurgia, usando óculos de proteção. Esportes aquáticos e academia são permitidos após 15 dias e os de contato direto (como lutas ou futebol) após 30 dias.Você tem interesse em saber se é um candidato à cirurgia refrativa LASIK? O IOC apresenta um corpo clínico experiente no assunto e já realizamos milhares de cirurgias refrativas. Agende sua consulta através do formulário abaixo e venha conhecer o que temos a oferecer. Estamos aguardando por você!

Artigos relacionados