Há diversos profissionais que enfrentam uma jornada contrária à qual a maioria da população está acostumada: para eles, o dia é trocado pela noite ao iniciar seus expedientes. São médicos, enfermeiros, atendentes, policiais, vigilantes, garçons e outros tantos profissionais tão essenciais à manutenção dos diversos serviços e produções no período noturno.Estas pessoas estão sujeitas a um risco aumentado de doenças específicas por conta desta inversão de horários. O corpo é uma máquina regulada para funcionar dentro de um ritmo já consolidado de dormir à noite e realizar atividades durante o dia. Quando esse padrão precisa ser alterado, o corpo muda também. E, invariavelmente, a saúde corre o risco de começar a padecer.A saúde ocular é uma das mais prejudicadas em certos casos. Aqui, conheça quais são os problemas oculares aos quais estes profissionais estão sujeitos e quais os métodos de ter boa visão mesmo enfrentando essas condições.
Principais queixas de quem trabalha à noite
Se você trabalha à noite e já possui doenças como Hipertensão, Diabetes, colesterol alto e sobrepeso, é um forte candidato a apresentar doenças como a Retinopatia Diabética, a Retinopatia Hipertensiva, a Catarata Senil e a Degeneração Macular da Idade. Todas essas doenças estão relacionadas ao mau funcionamento do organismo e podem ser desencadeadas como consequência de hábitos de vida comuns em trabalhadores noturnosPor volta dos 40 anos, as pessoas tendem a apresentar outras disfunções oculares, como a Presbiopia (a popular Vista Cansada). O trabalho noturno pode ser um dos fatores de risco que te colocam na lista de pré-disposição a essa condição. A maior produção do hormônio cortisol, que acontece justamente pela falta de sono, é a responsável pelo enfraquecimento da musculatura que rege as terminações no Cristalino capazes de regular o foco, no chamado processo de acomodação ocular. Sem foco, não há como ter boa visão de perto, abrindo então precedente para que distúrbios da visão surjam.
Como ter boa visão mesmo trabalhando à noite?
Se há tantos malefícios em se trabalhar no período noturno, como ter uma boa visão? Essa dúvida deve estar presente em sua cabeça agora que conhece as mazelas que podem ser desencadeadas por essa condição.Para minimizar esses efeitos nocivos no longo prazo, é preciso tomar alguns cuidados:
- Ao se deitar para descansar, tente escurecer o máximo possível o ambiente onde irá dormir. Isso vai ajudar o corpo a entender que é hora de produzir todos os hormônios e substâncias que ele deixou fazer enquanto você trabalhava. A melatonina, o principal hormônio ligado ao ciclo de sono-vigília e responsável pela sensação de sono, tem sua produção aumentada durante períodos de escuridão, como a noite. Por isso, se você sai do seu expediente já de dia, é importante utilizar óculos escuros para já iniciar o processo de produção deste hormônio antes mesmo de deitar-se para dormir.
- Durante o expediente é preciso descansar os olhos pelo menos a cada uma hora de trabalho. Outra dica importante é olhar para longe por pelo menos alguns minutos a cada hora. Um exemplo é o de esticar bem os braços e alternar o foco entre os polegares e um local mais distante.
- Em atividades que requerem atenção da visão (como o uso do computador), procurar lembrar-se de piscar com frequência.
- A alimentação saudável também ajuda na prevenção de doenças oftalmológicas. Comece inserindo no cardápio peixes, azeite de oliva, alimentos ricos em vitamina C e laticínios. Evitar cafeína e alimentos ricos em gordura também contribui para a saúde ocular.
Se você trabalha ou vai começar a trabalhar em um período noturno, é importante realizar um acompanhamento oftalmológico adequado para evitar problemas a longo prazo. O IOC tem uma equipe de oftalmologistas capacitado para realizar esse tipo de acompanhamento e você tem à disposição o IOC Agile, um pronto-atendimento oftalmológico em Curitiba com horário estendido, para eventuais emergências que possam surgir durante o seu turno de trabalho. O horário de atendimento é de segunda a sexta das 8h-21h e sábados até as 13h.