Mancha marrom no olho: o que pode ser?

Atualizado em: 29 de novembro de 2018

Em algumas situações, pode surgir na parte branca ocular (chamada de esclera) uma mancha marrom no olho, situação pouco comum e que pode causar preocupação. Neste artigo, conheça quais as possíveis causas de uma mancha desta cor na região branca do olho e quando você deve procurar ajuda de um oftalmologista.

Mancha marrom no olho

Quais são as causas mais comuns de mancha amarronzada no olho?

São elas:

Nevo Melanocítico Benigno: os nevos, alterações da coloração da pele que costumamos chamar de “pinta” também podem surgir na superfície do olho. Ela pode surgir tanto na frente, ao redor da íris, como no fundo de olho, na região da Retina. Neste último caso, o nevo é chamado de Nevo Coroidal. Assim como os nevos na pele, um nevo ocular geralmente não causa problemas mas pode, pouco frequentemente, se desenvolver em um câncer ocular. Por isso, seu crescimento e características devem ser acompanhadas ao longo do tempo. A grande maioria dos nevos estão presentes desde o nascimento.

Melanose Primária Adquirida: esse tipo de situação costuma causar manchas marrons no olho a partir de pessoas de meia-idade ou idosos, geralmente de pele branca. Nestes casos, surge uma área de pigmentação conjuntival plana, que pode tomar formas e tamanhos variados. Assim como um nevo benigno, a melanose também pode se malignizar e, assim, requer acompanhamento.

O surgimento de uma mancha nova sempre merece muita atenção. Nestas condições, procure sempre um especialista no IOC.

Medicamentos específicos: algumas poucas medicações também podem escurecer algumas porções da conjuntiva, levando à pigmentação marrom do olho. Colírios contendo epinefrina são um exemplo.

Ao contrário do nevo ou melanose, a mancha medicamentosa é mais espalhada, com bordos menos definidos.

Por que essas manchas surgem?

As manchas marrons no olho podem surgir por vários motivos. Lesões amarronzadas na íris costumam surgir em pessoas com maior quantidade de exposição solar na vida. Apesar de não serem malignas, essas manchas marrons, às vezes chamadas de “sardas” dos olhos, podem indicar exposição solar excessiva ao longo da vida, o que predispõe a doenças como a Catarata, a Degeneração Macular e também malignidades.

Quando um oftalmologista deve ser procurado?

É importante buscar um oftalmologista se uma mancha marrom no seu olho surgiu recentemente ou alguma lesão antiga tem mudado de formato ou aumentado de tamanho.

Assim como nossa pele apresenta melanócitos e tem potencial de desenvolver o melanoma, a superfície ocular também contém esse tipo de célula e, assim, um melanoma ocular pode surgir. Esta é uma alteração potencialmente fatal para a saúde ocular, porém tratável nos estágios iniciais.

Assim que você perceber pela primeira vez uma lesão dessa coloração no seu olho, especialmente se pegou muita exposição solar na vida sem a proteção fornecida por óculos-de-sol, é importante buscar um oftalmologista.

Se você tem uma mancha marrom no seu olho, pode agendar uma consulta no IOC através do formulário abaixo. Nossos especialistas em oftalmologia e equipe treinada vão investigar as possíveis causas dessa alteração no seu olho e indicar o melhor tratamento para o seu caso.



Vamos agendar
a sua consulta?

(41) 3322-2020

clique para ligar

Entre em contato

    Dúvidas? Converse conosco ao vivo
    Dúvidas? Converse conosco ao vivo
    Seja bem-vindo(a) ao IOC. Como posso lhe ajudar?
    Conectando...
    Nenhum dos nossos operadores estão disponíveis no momento. Deixe sua mensagem abaixo e responderemos por email assim que possível.
    Nossos operadores estão ocupados. Por favor, tente novamente mais tarde
    :
    :
    :
    Você tem uma dúvida? Escreva para a gente!
    :
    :
    Esta sessão de chat foi finalizada