12/1/2022

Quais são as opções para deixar de usar óculos?

No items found.
IOC Você acha um rosto sem óculos mais jovial Confira as melhores maneiras de deixar de usar óculos

A Organização Mundial de Saúde estima que cerca de um quarto da população brasileira precisa de óculos para enxergar bem. Apesar deste dado levar em consideração todas as faixas etárias, os óculos ainda são culturalmente ligados ao envelhecimento. No início, usar óculos pode até ser um atrativo, mas com o tempo a fase de curiosidade passa e se percebe que os óculos causam limitações e passam a ser uma chatice maior quando são indispensáveis para a visão de perto, como o que ocorre na Presbiopia ou Vista Cansada. Sendo assim, é natural que muitas pessoas, em determinada fase da vida, evitem seu uso com receio que percam a aparência jovem. Se você acha que o seu rosto sem óculos fica mais jovial, existem duas maneiras de deixar de usar óculos e se beneficiar disso.

Lentes de contato

As lentes de contato são a solução mais simples prática para deixar de usar óculos. Elas corrigem todas as Ametropias ou Erros de Refração: Miopia, Hipermetropia e Astigmatismo. Além disso, podem ser usadas também nos casos de Presbiopia. As lentes de contato dão uma liberdade muito maior do que os óculos, porém demandam alguns cuidados adicionais:

  • Deve-se ter mais atenção com a rotina de higiene das lentes, para evitar infecções e lesões na Córnea e outras porções do olho.
  • É necessário colocar e tirar as lentes diariamente para manter a saúde dos olhos.
  • Cuidar para que não faltem líquidos para limpeza das lentes de contato.
  • Sempre que sair de casa para viajar, você terá que ter consigo os equipamentos para manutenção das lentes.

Ademais, existe um período de adaptação às novas lentes corretivas. Esta geralmente acontece de forma rápida e sem traumas, mas algumas pessoas não se adaptam ao uso de lentes de contato, especialmente aquelas mais rígidas, como as usadas na correção do Ceratocone em seus estágios iniciais. mas geralmente ele acontece de forma rápida e sem traumas.

Cirurgia Refrativa à Laser

Para as pessoas que não desejam lidar com a rotina que envolve as lentes de contato, existe uma solução definitiva para deixar de usar óculos, que são as cirurgias oculares a laser, como o LASIK. Essa é uma alternativa que consegue corrigir 97% dos problemas de visão advindos de Miopia, Hipermetropia, Astigmatismo ou Presbiopia.Em comparação ao uso de óculos e lentes de contato, esse procedimento tem várias vantagens:

  • Você não correrá mais o risco de perder os seus óculos.
  • Não será mais necessário comprar novas lentes de contato e seus equipamentos para manutenção.
  • Será possível praticar esportes aquáticos sem o risco de perder as lentes de contato.
  • Riscos de infecções e lesões da Córnea por conta do uso de lentes de contato não mais existirão.

Como é o procedimento?

Para realizar a cirurgia refrativa a laser, um médico oftalmologista irá examiná-lo e sugerir as diferentes formas de intervenção disponíveis para corrigir a visão. Decidido pela cirurgia, os próximos passos são simples. No dia marcado, leve um acompanhante para auxiliá-lo. A anestesia será feita com o uso de colírios e em menos de cinco minutos o procedimento estará terminado.A recuperação da cirurgia ocular a laser é rápida e sem grandes complicações. É importante seguir as recomendações médicas à risca. Em poucos dias você começará a notar o ganho na qualidade da visão.Receber o diagnóstico seguido da orientação para usar óculos pode ser impactante. Isso porque eles trarão mudanças para a sua rotina e para o seu visual. Enquanto muitos veem nos óculos um charme a mais, outros acreditam que eles trazem uma aparência envelhecida. Por isso, deixar de usar óculos é o desejo de muita gente. Apesar de existirem diversos mitos sobre o uso de lentes de contato e a correção do grau através das cirurgias oculares a laser, apenas um médico oftalmologista experiente será capaz de traçar o melhor modelo de tratamento para o seu caso.Se você está pensando em abandonar as lentes corretivas de uma vez por todas, venha realizar seu acompanhamento no IOC e retire todas as suas dúvidas com a nossa experiente equipe. Basta realizar o agendamento da sua consulta através do formulário abaixo e iremos entrar em contato em breve para confirmá-la. Estamos aguardando por você.

Artigos relacionados