O grau de Miopia pode diminuir com o tempo?

Atualizado em: 23 de outubro de 2017

Uma dúvida muito frequente dos nossos leitores é se o grau de Miopia pode diminuir com o tempo. A Miopia é o Erro de Refração que leva à dificuldade para enxergar objetos de longe. Os portadores dessa condição (que pode atingir até 80% da população em alguns países asiáticos) apresentam um globo ocular alongado, fazendo com que a convergência dos raios de luz se dê antes de atingir a Retina (local do nosso olho que inicia o processo de formação das imagens). O resultado é a visão embaçada para objetos distantes. Nesse artigo, saiba mais sobre essa frequente dúvida sobre a possível melhora da Miopia com o passar do tempo.

O grau de Miopia pode diminuir com o tempo?

A Miopia é diagnosticada no início da vida

A maior parte das pessoas míopes recebe esse diagnóstico na infância ou adolescência, quando os primeiros sintomas de visão embaçada para longe começam a surgir. Por estar relacionado com o aumento do tamanho do globo ocular, a Miopia costuma progredir até a idade de 21 anos, momento em que cessa a chamada fase de crescimento.

Alterações do grau com o passar da idade

Hoje, sabemos que o grau, tanto da Miopia como de outros Erros de Refração, costuma sofrer uma leve variação, para mais ou para menos, com o passar da idade. Isso está relacionado a uma série de fatores, desde estresse até esforço ocular excessivo e outras variáveis. Essa alteração é comum em todas as pessoas e não costuma ser superior a 0,25 Dioptria (ou 0,25 grau).

Se você perceber que o seu grau está alterando, tanto no caso da Miopia como para a Hipermetropia e/ou o Astigmatismo, essa variação geralmente é sinal de que alguma nova doença oftalmológica esteja em curso como, por exemplo, a Catarata e a Presbiopia, que afetam o Cristalino.

A Catarata, como sabemos, é a opacificação do Cristalino, uma das duas lentes naturais dos olhos, juntamente com a Córnea. Porém, diferentemente da Córnea, o Cristalino tem a capacidade de realizar o fenômeno conhecido por “acomodação”: o seu formato se adapta para que possamos focar objetos em diferentes distâncias. É isso que nos permite focar objetos próximos para a leitura, por exemplo.

Com o passar da idade, o Cristalino sofre uma série de alterações. Primeiramente, são adicionadas ao longo da vida novas camadas de tecido fibroso, de dentro para fora do Cristalino, aumentando sua espessura. O Cristalino também torna-se mais enrijecido com o envelhecimento e os músculos ciliares (responsáveis por alterar o formato do Cristalino para realizar o processo de acomodação) perdem sua função.

Com o surgimento da Presbiopia, por volta dos 40 anos, pode haver um aumento da dificuldade para ler de perto (perda do mecanismo de acomodação) enquanto a visão de longe permanece estável.

Já no caso da Catarata, cujos primeiros sintomas costumam ser percebidos após os 50 a 60 anos, além da opacificação do Cristalino temos aumento da sua rigidez. Por conta desse enrijecimento, um dos sinais dessa doença, além da visão embaçada, é a melhora do grau para perto (Hipermetropia) e piora do grau para longe (Miopia).

É mais comum que o grau da Miopia piore do que melhore com o tempo

Concluindo, podemos dizer que o grau da Miopia tende a se estabilizar a partir dos 21 anos e costuma permanecer com o grau estável até o fim da vida adulta, exceto por leves variações que podem ocorrer no grau, assim como em qualquer pessoa.

Porém, com o surgimento da Catarata e do aumento da rigidez do Cristalino, é possível que os óculos para longe já não funcionem mais tão bem como antigamente. No caso de quem tem dificuldade para enxergar de perto (Hipermetropia), é possível que haja uma melhora do quadro.

Se você está percebendo que o grau do seu óculos para Miopia está piorando, é possível que uma nova doença esteja aparecendo e causando essa variação. Neste caso, é importante realizar uma consulta oftalmológica adequada para investigar as possíveis causas, dentre elas a Catarata, se você tem mais de 50 anos.

O IOC tem à sua disposição uma equipe de oftalmologistas experientes e especializados nos diferentes tipos de doenças oftalmológicas, juntamente com uma tecnologia de ponta. Realize o agendamento da sua consulta em nossa clínica através do formulário abaixo e estaremos aguardando a sua visita!



Vamos agendar
a sua consulta?

(41) 3322-2020

clique para ligar

Entre em contato

    Dúvidas? Converse conosco ao vivo
    Dúvidas? Converse conosco ao vivo
    Seja bem-vindo(a) ao IOC. Como posso lhe ajudar?
    Conectando...
    Nenhum dos nossos operadores estão disponíveis no momento. Deixe sua mensagem abaixo e responderemos por email assim que possível.
    Nossos operadores estão ocupados. Por favor, tente novamente mais tarde
    :
    :
    :
    Você tem uma dúvida? Escreva para a gente!
    :
    :
    Esta sessão de chat foi finalizada