12/1/2022

Presbiopia: O que é e por que temos esse problema na visão?

No items found.
presbiopia

A Presbiopia ou Vista Cansada é a dificuldade de enxergar de perto que surge após os 40 anos. Ela começa mais cedo nas pessoas que já possuem algum grau de Hipermetropia (dificuldade para enxergar de perto antes dos 40 anos) e demoram mais para apresentar sintomas nos portadores de Miopia (dificuldade para enxergar de longe).O fato é que ninguém escapa deste inconveniente incômodo e da chatice de ficar dependente dos óculos para ver de perto.

Sintomas de Presbiopia

Afastar os objetos para longe dos olhos ou procurar um local mais iluminado para enxergar melhor de perto são os primeiros sintomas. Ao contrário do que a maioria das pessoas acredita, forçar os olhos para ver de perto é bom, porque exercita a musculatura ocular, adiando o início do uso dos óculos.

A Presbiopia pode levar à Catarata?

A Presbiopia é ocasionada por um enrijecimento progressivo do Cristalino, a lente interna dos olhos. Já a Catarata é uma doença ocasionada pelo aumento progressivo da opacidade do Cristalino.De um modo geral, a Presbiopia tende a evoluir com o passar dos anos e o grau de correção necessário para devolver a acuidade visual aumenta progressivamente até em torno dos 60 anos. Na sequência deste processo, é comum que os primeiros sinais de Catarata comecem a surgir, pelo início da perda da transparência do Cristalino. Nesta etapa, você pode começar a perceber uma visão embaçada, como se nuvens o impedissem de enxergar.Os sintomas evoluem devagar e, por isso, muitos pacientes se adaptam à mudança de visão da Catarata. Por isso é importante realizar consultas oftalmológicas regularmente.

Qual é o tratamento nesses casos?

O tratamento da Vista Cansada é orientado pela sua evolução. Ao surgir dos sintomas, a primeira providência é averiguar o seu grau e receitar óculos. Isso porque, no início da doença, a dificuldade para enxergar é pontual, apenas para situações específicas e causando desconforto mínimo. Com o passar do tempo, a dependência dos óculos aumenta e, com a progressão do grau, são necessários novas prescrições de óculos para manter a acuidade visual.Com a progressão do quadro, os pacientes começam a precisar de óculos na maior parte do tempo, e muitos deles usam inclusive dois tipos: um para perto e outro para longe. Nesses casos, a melhor solução é corrigir a visão por meio da cirurgia a laser. O médico oftalmologista fará todos os exames e executará um planejamento cirúrgico para modificar a curvatura da Córnea (a lente externa do olho) a fim de corrigir a Presbiopia.Apesar de ser uma solução que devolve a qualidade de vida ao paciente, uma nova aplicação do laser pode ser necessária com o passar do tempo. Nesse caso, e quando o Cristalino começa a dar sinais de opacidade, pode ser indicada a cirurgia para implantar Lentes Intraoculares. Ela nada mais é que a substituição do Cristalino por uma lente artificial, procedimento este que faz parte da cirurgia de Catarata.A Presbiopia é uma condição da visão muito comum entre a população idosa, sendo a maior causa de cegueira reversível no mundo. Seu diagnóstico é realizado facilmente em uma consulta de rotina com o médico oftalmologista. Apesar de ser natural do envelhecimento, ela não deve ser ignorada e o uso de óculos para a correção pode ser iniciado assim que detectada.Se você foi diagnosticado com a Presbiopia ou Vista Cansada e deseja avaliar a sua situação, com a indicação do melhor tratamento a ser realizado, agende sua consulta no IOC através do formulário abaixo e venha conhecer nossa equipe especializada e tecnologia de ponta. Estamos aguardando por você.

Artigos relacionados