12/1/2022

PRK para Miopia: quando é indicada?

No items found.

A Cirurgia Ocular a Laser é hoje o principal tratamento definitivo para correção do grau da Miopia, bem como dos outros distúrbios da refração, como a Hipermetropia, o Astigmatismo e a Presbiopia ou "Vista Cansada". As modernas técnicas de cirurgia a laser permitem que o Oftalmologista possa escolher a melhor modalidade para cada tipo de olho. Hoje, dispomos principalmente de três técnicas para a correção da Miopia: o LASIK, o PRK e a inovação na área, o VisuMax SMILE. No artigo de hoje, vamos responder a uma dúvida bastante comum: quais as indicações do PRK para Miopia?

O que é o PRK?

"PRK" é a sigla para Photorefractive Keratectomy ou, em português, Ceratectomia Fotorrefrativa. Ela também pode ser chamada de Transepitelial de Superfície.Basicamente, toda Cirurgia Refrativa Ocular precisa corrigir o grau em uma porção um pouco mais interna da Córnea, chamada de estroma. Para que isso aconteça, é preciso ultrapassar o epitélio, a camada mais superficial da Córnea, responsável pela sua proteção. Cada tipo de modalidade cirúrgica obtém esse acesso de maneira diferente.A primeira técnica utilizada na Cirurgia Refrativa a Laser foi o PRK. Esse procedimento é feito através da remoção de um epitélio para aplicação do laser no estroma corneano. A evolução do PRK foi o LASIK, capaz de criar um flap (uma “aba”), sem necessidade de remover o epitélio, levando a menos desconforto no pós-operatório.

Quando o PRK é indicado na Miopia?

Hoje, o PRK ainda é uma excelente cirurgia e aplica-se muito bem a alguns casos específicos: em pacientes com Córneas mais finas, onde cortar um flap não seja a melhor opção.

VisuMax SMILE: a terceira evolução na Cirurgia Refrativa

Depois do PRK e do LASIK, o laser de femtossegundo é a terceira evolução da Cirurgia Refrativa, vindo através da Córnea intacta, passando pelo epitélio e pela camada mais superficial do estroma da Córnea. O laser então cria uma lentícula, que é retirada por uma microincisão de apenas 3 mm.Desde 2018, o IOC oferece, com exclusividade no sul do Brasil, a Cirurgia Ocular a Laser através do VisuMax SMILE: um laser de femtossegundo, capaz de realizar a correção do grau através de um epitélio intacto da Córnea.É como remover as páginas internas de um livro sem abri-lo.

  • Cirurgia minimamente invasiva sem necessidade de flap.
  • Procedimento realizado através de uma córnea intacta.
  • Pequena incisão de menos de 4mm para remover a lentícula criada (80% menor que a incisão do LASIK).
  • Preservação do epitélio da córnea, que evita os desconfortos do PRK presentes nos primeiros 3 dias.

Ainda, alguns pacientes com alto grau de Miopia e baixa curvatura corneana que não poderiam operar pelas técnicas anteriores, possivelmente podem operar pelo SMILE.

Como saber qual procedimento posso realizar?

O IOC tem a mais completa gama de diagnóstico para indicação do seu procedimento. Os exames pré-operatórios para avaliação, realizados com aparelhos de alta tecnologia utilizados para análise da córnea, juntamente com a experiência da equipe, é que irão determinar para você qual é o melhor procedimento.

Para isso, o IOC criou a Linha Expressa de Atendimento

A Linha Expressa IOC Laser Center é um atendimento diferenciado, com mais agilidade na recepção, sem a necessidade de senhas, guias ou liberações. O processo dura em torno de 15 minutos e, ao final, você descobre se é um potencial candidato a um ou mais técnicas de Cirurgia Ocular a Laser disponíveis e, caso seu plano não cubra o procedimento, recebe também um orçamento personalizado.Venha realizar a sua avaliação no IOC Laser Center: um centro de cirurgia ocular completo, como os melhores centros de referência internacional na área. Ligue e agende através do telefone (41) 3322-2020. Estaremos esperando por você.

Linha Expressa IOC

Artigos relacionados