Somos um Instituto de Oftalmologia localizado em Curitiba/PR, dedicado a saúde ocular
Pequenas diferenças de visão entre um olho e o outro são naturais. Às vezes, até mesmo a cor e o brilho de um objeto podem ser diferentes, quando comparamos a visão entre ambos o olhos, com um simples teste de ocluir um olho por vez com a palma da mão. Variações no grau dos óculos ou lentes de contato também são comuns, o que naturalmente é uma causa de diferenças de visão entre os olhos. Se você percebe que está com a visão embaçada em um olho (ou seja, apenas o olho direito embaçado ou o olho esquerdo embaçado), aprenda aqui a identificar quando isto é um problema que necessita de uma avaliação oftalmológica.
Quando enxergar mal de um dos olhos não é motivo de preocupação?
A visão resulta da fusão das imagens dos dois olhos. Pessoas com o tamanho e formato da Córnea e do Cristalino (as duas lentes naturais dos olhos) fazem o foco dos raios de luz diretamente sobre a Retina, o que proporciona uma visão completa e nítida.Em certas pessoas, porém, pode haver alterações no comprimento do olho ou no formato da Córnea e/ou do Cristalino, que podem adquirir formatos irregulares. Quando essas alterações estão presentes podem surgir os chamados Erros de Refração: é o grupo de doenças que engloba Miopia, Astigmatismo, Hipermetropia e Presbiopia.Você não precisa se preocupar se a visão embaçada em um dos olhos é ocasionada pela diferença de grau entre um olho e o outro, o que é facilmente elucidado pelo uso dos óculos, visto que nosso corpo não é perfeitamente simétrico e que nossos olhos podem ter pequenas diferenças anatômicas.
Quando a presença deste sinal merece rápida atenção?
Esse problema precisa de atenção quando existe uma rápida mudança na qualidade de visão, principalmente se vier acompanhada de outros sintomas como:
- Manchas na visão;
- Sombras;
- Presença de flashes ou raios de luz;
- Quando se faz o teste de oclusão dos olhos e se nota pela primeira vez uma diferença importante de nitidez entre os olhos;
- Quando adolescentes alérgicos que coçam os olhos de forma copiosa notam que enxergam mal de um dos olhos.
Se você encontra-se em um destes casos, é importante procurar um Oftalmologista o mais breve possível.
Como perceber que se enxerga mal de um dos olhos?
Com o passar da idade, doenças como a Catarata podem surgir. Nestes casos, a visão embaçada em um olho pode não ser identificada prontamente. Nestes casos, alguns sinais precisam ser observados, como:
- Alteração na noção de profundidade;
- Derramar a água ao servir um copo;
- Redução da visão no campo periférico;
- Esbarrar em pessoas ou objetos;
- Diminuição da coordenação motora.
Esses sinais podem indicar a presença de Catarata, a principal causa de cegueira reversível após os 60 anos. Se você apresenta estes sintomas, também é importante procurar um Oftalmologista.
Como detectar esse problema?
Ao procurar ajuda profissional, o médico Oftalmologista irá diagnosticar o problema e as causas da diferença de visão e indicará o melhor tratamento, quando necessário. Existe uma série de exames e equipamentos que visam diagnosticar possíveis diferenças de visão e problemas oculares associados. Casos de Hipermetropia, Miopia, Astigmatismo e Presbiopia podem ser facilmente tratados com o uso de óculos e lentes de contato, mas estas são soluções paliativas. A resolução completa do problema pode ser atingida com uma cirurgia ocular a laser, que corrige essas anomalias de forma definitiva, rápida e segura, promovendo uma visão de qualidade sem a dependência de óculos e lentes de contato. Se você apresenta algum sintoma de visão embaçada em um olho com outros sintomas de doenças oftalmológicas e deseja conhecer o que o IOC tem a oferecer, clique no botão abaixo “agendar sua consulta”, para agendar sua consulta. Estamos localizados na Av. Pres. Getúlio Vargas, 1500 – Curitiba/PR. Estamos aguardando pela sua visita.