Os óculos já podem ter se tornado seus grandes companheiros de vida, ou um hábito adquirido há poucos anos. Em todos os casos, quem o usa frequentemente questiona se um dia poderá viver sem eles.As dúvidas começam sobre as opções de tratamentos possíveis e, na maioria das vezes, a solução indicada é cirúrgica. Nesse cenário, a grande dúvida sobre a cirurgia refrativa ocular envolve as expectativas do paciente e os resultados previstos. Entenda nesse artigo se esse procedimento pode te deixar completamente livre dos óculos.
Cirurgia ocular a laser corrige todos os problemas de visão?
A cirurgia ocular a laser corrige todas as ametropias, ou seja, Miopia, Astigmatismo, Hipermetropia e Presbiopia, que são imperfeições ópticas do olho passíveis de serem corrigidas através do uso de laser. Além disso, avanços tecnológicos recentes permitem que cada procedimento aconteça de forma personalizada: além da correção dos grau, os exames pré-operatórios identificam pequenas imperfeições existentes de paciente para paciente (e de olho para olho, em um mesmo paciente) e programam o laser para corrigi-las da melhor maneira possível durante o tratamento.
O laser funciona de verdade?
Quando indicada, a aplicação do laser acontece de forma rápida e indolor. A maioria dos pacientes pode perceber a melhora da acuidade visual logo após a cirurgia ocular a laser e a enorme maioria dos pacientes já dirige no dia seguinte. Contudo, é comum que a visão atinja seu melhor desempenho depois de duas ou três semanas.97% das pessoas operadas ficam sem grau já em um primeiro tratamento. Os demais podem precisar corrigir um grau residual em três meses. A cirurgia é feita com anestesia através do uso de colírios, não se usa tampão ou curativos e os pacientes podem voltar para casa 30 minutos após o tratamento, voltando a trabalhar com moderação no dia seguinte.
O meu grau vai voltar?
Existem diversos mitos que cercam a cirurgia ocular a laser. Um deles é a afirmação de que, depois de algum tempo, o grau voltará e o procedimento deverá ser repetido. A verdade é que o laser é extremamente preciso e as correções provocadas por ele são permanentes. Entretanto, os olhos podem sofrer mudanças com o passar do tempo, mudanças estas que ocorrem mesmo em quem nunca operou.Para 94% dos pacientes que já fizeram a cirurgia, uma única aplicação é suficiente. Nos outros 6%, foram notados graus residuais causados por problemas de cicatrização. Para esses casos, após o período de um ano, é possível realizar uma nova aplicação e eliminar a necessidade dos óculos de vez.
Posso ficar com um grau pior do que estou hoje?
A tecnologia tornou a cirurgia ocular LASIK muito segura, sendo hoje a cirurgia mais realizada em todo o mundo.A evolução tecnológica dos aparelhos de laser e dos aparelhos diagnósticos que realizam os exames pré-operatórios capazes de identificar com alto grau de precisão os pacientes indicados para esse tipo de procedimento, comprova que a cirurgia ocular a laser é segura. Os modernos aparelhos aumentaram muito sua velocidade de disparos dos feixes de laser e passaram inclusive a seguir os movimentos involuntários do olho, assegurando que cada disparo atinja precisamente o local desejado. Sendo assim, o tratamento passou a ser aplicado em uma área maior, ultrapassando o tamanho da pupila e permitindo uma excelente qualidade da visão noturna.Ainda assim, raríssimas vezes são registrados casos de inflamação nos olhos. Os raros casos de infecção acontecem em 1 a cada 2.000 pacientes operados. Para evitar que isso aconteça, é fundamental seguir as orientações médicas antes e depois do procedimento. Você iniciará a análise pré-operatória fornecendo todas as informações importantes sobre a sua saúde e histórico familiar. Por fim, após a cirurgia, use os colírios receitados na dosagem e no tempo recomendados pelo oftalmologista.Está considerando fazer a cirurgia ocular a laser? Entre em contato com o IOC realizando o agendamento da sua consulta no formulário abaixo e aguardamos pela sua visita!