12/1/2022

A Cirurgia da Presbiopia por Laser funciona?

No items found.
Cirurgia da Presbiopia por Laser

Sim, e muito. Leia este artigo e você irá entender porque o Laser é o melhor tratamento da Presbiopia ou Vista Cansada em quem ainda não tem catarata e tem menos de 60 anos. Existe a necessidade de uma tecnologia específica para esse tipo de tratamento, e muitas pessoas desconhecem que ele pode ser realizado.A Cirurgia Refrativa por Laser funciona porque é realizada uma modificação da asfericidade central da Córnea. Com isso, permite que a visão de perto melhore. Além disso, induz-se 1 grau de Miopia em um dos olhos, o que favorece a visualização de pequenos detalhes.A partir dos 40 anos, o Cristalino que é uma lente natural do olho, e tem a função de focalizar as imagens de perto e de longe, passa a trazer ao paciente a incapacidade gradual de se focalizar objetos próximos, por uma perda gradual e progressiva da sua elasticidade.Esse envelhecimento natural do Cristalino possui o nome científico de Presbiopia e é também conhecido por Vista Cansada. Essa condição é comum em pessoas depois dos 40 anos e seu início e intensidade variam de pessoa para pessoa. O tratamento a laser para a Presbiopia, que permite deixar de usar óculos, é conhecido por Cirurgia Ocular Refrativa a Laser. E é sobre isso que vamos falar neste artigo.

Quando devo começar a usar óculos para perto?

A maioria das pessoas, quando começa a sentir as dificuldades para enxergar de perto (que surge a partir dos 40 anos, no caso da Presbiopia), sente que, forçando a visão ou aumentando a distância entre o objeto e os olhos, ainda é capaz de ler.Assim, essas pessoas procuram logo um oftalmologista porque acreditam que esse esforço pode ser prejudicial à visão. E na verdade não prejudica. O exercício de forçar os olhos a enxergar de perto, na realidade, retarda a progressão da Presbiopia, retardando a necessidade do início do uso dos óculos ou do aumento do grau.

Cirurgia da presbiopia por laser: como acontece

A maneira mais eficaz de recuperar a capacidade visual é se submeter à Cirurgia da Presbiopia por laser. Há métodos que utilizam lentes intraoculares corretivas ou que oferecem medidas paliativas, como a correção com óculos multifocais. A cirurgia a laser, no entanto, permite que o paciente tenha um diagnóstico e um plano de tratamentos únicos.No método utilizado pelo IOC, que já ganhou adeptos ao redor do mundo, é possível traçar com detalhes aritméticos a superfície da córnea do paciente. Com esse cálculo, denominado Monograma de Assis, o oftalmologista consegue corrigir as imperfeições da córnea do paciente em poucos minutos, realizando o procedimento nos dois olhos no mesmo dia. Há pacientes que conseguem abandonar por completo os óculos depois da cirurgia da presbiopia por laser.

Quais as vantagens da Cirurgia da Presbiopia comparada com a de Catarata?

Achamos que o tratamento a laser da Presbiopia é a melhor solução para quem ainda não tem Catarata e tem menos de 60 anos porque:

  1. É um tratamento feito na superfície da Córnea, não necessitando de uma cirurgia intraocular.
  2. Os dois olhos podem ser operados simultaneamente.
  3. A visão de perto é restabelecida imediatamente após a cirurgia: o paciente pode ler o seu nome na escala cirúrgica.
  4. Pode retardar uma cirurgia de Catarata em 20 ou mais anos.
  5. Traz uma visão confortável e cômoda para todas as distâncias, trazendo em mais de 95% dos operados a independência completa dos óculos.

Alta eficácia e precisão

Por conta do método do Nomograma de Assis, a precisão da cirurgia da Presbiopia por laser é incontestável, sendo o método mais eficaz disponível hoje no mercado. Todos os cálculos são feitos individualmente, levando em consideração não só os aspectos da córnea do paciente, mas também sua idade e grau. Tudo isso interfere posteriormente nos resultados finais, que costumam apresentar índices consideráveis de pacientes que conseguiram abandonar por completo qualquer método de correção após a cirurgia.

Ganhos em autonomia e autoestima

Existem muitas pessoas que têm um incômodo maior por ter que usar óculos para perto. Tem vários, em vários locais da casa, perdem, quebram ao sentar em cima, se sentem desamparados ao irem a lugares e percebem que esqueceram de trazê-los. Dificuldades de ler um cardápio, de fazer uma maquiagem, de ver a validade de um produto são queixas frequentes no consultório de um oftalmologista.Nós temos pacientes operados há mais de 15 anos que ainda não precisam óculos de perto. Outros, dependendo do grau, podem necessitar de um novo ajuste depois de alguns anos.

Como saber se sou candidato à Cirurgia?

O IOC oferece aos seus pacientes o Laser Center: um andar exclusivamente criado para atender somente os pacientes de Cirurgia Refrativa.Se você deseja saber se o seu grau de Presbiopia poderá ser operado por uma das modernas técnicas de Cirurgia Refrativa Ocular a Laser disponíveis no IOC, venha fazer a sua avaliação. Realize o agendamento da sua consulta no formulário abaixo e estamos esperando por sua visita.

Artigos relacionados