Cirurgia Refrativa Personalizada: tudo o que você precisa saber

Atualizado em: 3 de maio de 2018

Cirurgia refrativa personalizada

A cirurgia refrativa personalizada corrige defeitos da visão chamados de Erros de Refração: Miopia, Astigmatismo, Hipermetropia e Presbiopia. Ela é realizada com o objetivo de melhorar a capacidade dos olhos em refratar a luz, ou seja, ela faz com que a visão volte a ser nítida sem a necessidade de óculos ou lentes de contato.  Por meio de aparelhos de laser de alta precisão, cada um dos seus olhos será corrigido de forma especial e personalizada, mesmo que eles tenham exatamente o mesmo grau. Nesse artigo, leia tudo o que você precisa saber sobre a cirurgia a laser refrativa personalizada.

Para quais casos a cirurgia refrativa personalizada é indicada?

Durante os exames pré-operatórios, omédico oftalmologista fará uma análise criteriosa da sua condição. Antes que o procedimento seja agendado, é preciso avaliar uma série de fatores que definirão se a cirurgia refrativa personalizada é indicada para o seu caso. Para a realização do procedimento a laser, serão observados:

  1. O grau do erro refrativo e se ele é considerado estável;
  2. A espessura e a curvatura da córnea, com o objetivo de determinar a capacidade de submetê-la ao procedimento;
  3. A existência de outras doenças oculares que possam comprometer o sucesso da cirurgia.

Cirurgia personalizada x cirurgia a laser convencional

A cirurgia a laser personalizada é o resultado de anos de pesquisas e desenvolvimentos tecnológicos realizados com base na cirurgia a laser convencional. Ela é feita por meio da aplicação do laser na superfície da córnea, esculpindo-a de acordo com a sua formação única.

Não existem dois olhos iguais, nem na mesma pessoa. Assim, enquanto a cirurgia convencional aplica as mesmas técnicas em ambos os olhos, a cirurgia personalizada acontece de forma diferente nos dois olhos de um mesmo paciente, de acordo com as particularidades de cada olho. Ou seja, o avanço da tecnologia permitiu que as pequenas aberrações na formação dos olhos, inerentes a todos os serem humanos, fossem consideradas e corrigidas durante as cirurgias a laser. São portanto procedimentos que podem ser utilizados para corrigir, além do grau, outras pequenas irregularidades dos olhos que interferem na nitidez da visão.

Plano cirúrgico personalizado

Como explorado no item anterior, a cirurgia refrativa personalizada respeita a formação individual de cada olho. Isso acontece porque o plano cirúrgico, ou seja, como o laser será aplicado para corrigir os erros, é elaborado com base nos exames pré-operatórios. É neste momento que o médico oftalmologista fará o mapeamento dos seus olhos e a encontrará as necessidades particulares de cada um deles. Pequenas aberrações ópticas somente percebidas em ambientes de baixa luz, por exemplo, podem ser corrigidas concomitantemente à adequação da refração. Este é mais um motivo pelo qual a elegibilidade do paciente para a cirurgia é feita de forma criteriosa.

Os benefícios da cirurgia refrativa personalizada

O procedimento é completamente indolor e o paciente permanece no ambiente cirúrgico por poucos minutos. Dependendo da técnica aplicada, é possível corrigir graus altos em apenas 30 segundos de aplicação do laser. Além disso, havendo indicação, a cirurgia pode ser feita em ambos os olhos no mesmo dia. Nas horas seguintes à aplicação do laser, alguns pacientes relatam um leve desconforto nos olhos, semelhante ao uso de lentes de contato por longos períodos. Com recuperação rápida e poucas restrições, o paciente poderá retomar suas atividades regulares no dia seguinte.

Ficar livre dos óculos e das lentes de contato é o principal objetivo daqueles que procuram a cirurgia de refração personalizada. Graças aos avanços tecnológicos, é possível tratar até mesmo os graus mais altos. O segredo para o sucesso do procedimento é a análise criteriosa de cada caso e a busca por soluções personalizadas.

Leia também sobre a cirurgia LASIK, técnica empregada no IOC.

Está pensando em fazer uma cirurgia refrativa personalizada? Entre em contato com o IOC, agende sua consulta pelo formulário abaixo e venha realizar a sua avaliação conosco!



Vamos agendar
a sua consulta?

(41) 3322-2020

clique para ligar

Entre em contato

    Agende sua consulta