Como evitar a progressão do Ceratocone?

No items found.

O Ceratocone é uma deformidade progressiva da Córnea, a primeira lente dos olhos, responsável por realizar a convergência dos feixes luminosos na Retina, juntamente com o Cristalino, outra lente dos olhos. Em pacientes com Ceratocone, a Córnea sofre mudanças estruturais, devido a uma fragilidade nas suas fibras de colágeno, que a deformam e a tornam mais fina, provocando distorções em sua curvatura natural. Ela assume um formato cônico, causando Miopia e Astigmatismo, bem como uma série de problemas responsáveis pela grande perda de nitidez na visão desses pacientesA origem do Ceratocone é genética, aparecendo geralmente no final da infância e no início da adolescência. A evolução do Ceratocone pode ainda ser acelerada pelo hábito de se coçar os olhos e muito frequentemente o Ceratocone está presente nos portadores de conjuntivite alérgica, pelo hábito de coçar copiosamente os olhos. Muito rapidamente os óculos deixam de corrigir a imagem borrada causada pelo Ceratocone. Nestes casos, lentes de contato rígidas podem regularizar parcialmente as deformidades na CórneaO Ceratocone geralmente é diagnosticado durante exames de rotina e dá os primeiros sinais de sua existência durante a adolescência. É uma condição progressiva e que costuma estabilizar-se entre os 30 e 45 anos. Entretanto, algumas medidas ajudam a atrasar o seu desenvolvimento. Entenda, com a ajuda desse artigo, como evitar a progressão do ceratocone.

Tratamento com Crosslinking: reforço das fibras de colágeno

O Crosslinking é uma técnica bastante eficaz para estabilizar a progressão da deformidade da Córnea ocasionada pela doença. Este tratamento enrijece as fibras do colágeno corneano, através do emprego de estímulo pela luz Ultravioleta associado à instilação de Riboflavina (Vitamina B2), que auxilia a evitar a progressão do Ceratocone.O procedimento é realizado de forma rápida e precisa. Após a remoção do epitélio corneano são aplicadas gotas de Riboflavina durante 30 minutos, combinada com a exposição da Córnea exposta à luz UV. A Riboflavina potencializa o efeito do Crosslinking e protege as camadas interiores da córnea. Ao término do procedimento, serão colocadas lentes de contato temporárias, que deverão permanecer nos olhos até que a Córnea esteja cicatrizada (processo que dura cerca de quatro dias). Durante os primeiros dias, é comum que o paciente experimente fotofobia (sensibilidade aumentada à luz) e lacrimejamento. Os primeiros resultados começam a ser notados já nos primeiros dias, com melhora progressiva da visão.

Anéis Intraestomais: cirurgia para conter a progressão do Ceratocone

O implante de Anéis Intraestomais é uma das soluções cirúrgicas para conter a progressão do Ceratocone, indicada para casos de grau leve a moderado. Os anéis são feitos de polimetilmetaacrilato e atuam de forma mecânica na Córnea. São inseridos na sua camada central, esticando o centro da Córnea, o que a deixa menos curva e menos distorcida. A cirurgia é realizada com anestésico em gotas e o corte é milimétrico. Após o procedimento, o paciente poderá retomar suas atividades diárias normalmente em poucos dias.Os pacientes que se beneficiam deste procedimento são aqueles que não conseguem se adaptar bem às lentes corretivas. O resultado é a melhora da qualidade da visão. O implante dos Anéis Intraestomais diminuirá o defeito óptico, mas ainda podem restar Miopia e/ou Astigmatismo remanescentes. Nestes casos, as condições secundárias são corrigidas por meio do uso de lentes de contato, óculos ou cirurgia refrativa.A correção por emprego de laser guiado por Topografia (cirurgia personalizada a laser), em conjunto com o Crosslinking, corrige parte das deformidades já existentes na Córnea, antes da aplicação do Crosslinking. Isto permite que a Córnea seja enrijecida com menos deformidades, que são as causas de uma visão distorcida.Esse tratamento personalizado é conseguido usando os mapas de relevo corneano medidos pelos exames pré-operatórios, que informam ao laser as áreas na Córnea que precisam ser regularizadas. As correções destas deformidades melhoram a nitidez da visão. Os resultados deste tratamento são superiores ao Crosslinking isolado e evitam o implantes do Anéis Intraestromais.

Transplante de Córnea: a última solução para tratamento do Ceratocone

A contenção da progressão do ceratocone é fundamental para que o tratamento seja iniciado ainda no início da condição e para evitar a necessidade de procedimentos mais invasivos. Em casos de pacientes com quadros avançados, para os quais os tratamentos acima não são adequados, a solução é o Transplante de Córnea. Entretanto, nos dias de hoje poucos casos evoluem para esta necessidade extrema.O diagnóstico do Ceratocone deve ser feito por um médico oftalmologista experiente que, dentre outros exames, irá solicitar um exame da Topografia Corneana. O objetivo é detectar o grau ou estágio de distorção provocado pelo Ceratocone. A partir deste resultado será indicado o tratamento mais adequado para cada situação.Se você tem Ceratocone ou apresenta sintomas oftalmológicos e deseja passar por um diagnóstico adequado, que leve a um tratamento eficaz e um acompanhamento de qualidade, venha conhecer a equipe do IOC e a tecnologia de ponta que temos à disposição. Realize o agendamento da sua consulta pelo formulário abaixo. Estamos aguardando por você!

Artigos relacionados