12/1/2022

4 dicas para prevenir doenças nos olhos

No items found.

Cuidar da saúde dos olhos é fundamental. Porém, alguns hábitos corriqueiros podem estar prejudicando a saúde de seus olhos, deixando-os mais suscetíveis a doenças. A boa notícia é que cuidados simples podem prevenir doenças oftalmológicas diversas, desde as mais simples como as mais graves. Aprenda agora o que você deve ou não fazer para prevenir algumas doenças nos olhos.

1. Usar óculos de sol

A exposição aos raios solares UVA e UVB podem trazer não só lesões na pele, como podem ainda facilitar o aparecimento de Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI). A Mácula é uma pequena área da Retina que tem uma grande importância em nossa visão, por ser a responsável pela visão central, rica em detalhes.Quando lesada, pode impedir uma pessoa de ler e de realizar outras funções simples do dia-a-dia. O aparecimento da Catarata também é acelerado pela larga exposição aos raios ultravioleta. Óculos de Sol de boa procedência garantem que estes raios nocivos sejam filtrados, e devem ser usados inclusive nos dias nublados, pois a radiação UVB atravessa as nuvens.É também importante lembrar que a maior concentração de raios UV acontece entre as 10 e 14 horas do dia. Como a exposição aos raios UV é cumulativa, a proteção já deve ser iniciada a partir da infância.

2. A alimentação saudável é aliada na prevenção de doenças nos olhos

Como já estamos cansados de saber, a alimentação é fonte de nutrientes e vitaminas indispensáveis para o bom funcionamento da visão. Um cardápio rico e diversificado é capaz de prevenir diversas doenças nos olhos. Estudos nutricionais afirmam que a cenoura e qualquer alimento de cor laranja são importantes para saúde em geral e especialmente a ocular, por conter altas doses de betacaroteno, um antioxidante natural e uma das principais formas de se obter de maneira indireta a vitamina A. As folhas verdes, ovos, frutas vermelhas e cítricas e peixes são também alguns itens que reforçam a saúde ocular.

3. Dosar o tempo em frente à televisão, ao computador e ao celular

Passar longos períodos em frente ao computador, à televisão ou até mesmo ao celular pode prejudicar a visão. Esse hábito traz desde desconfortos mais simples de serem tratados e corriqueiros, como a sensação de olhos mais secos (devido à redução no processo de piscar os olhos) como condições mais graves.Segundo uma pesquisa desenvolvida pelo National Eye Instutite, que é um centro de estudos, desenvolvimento e capacitação na área de oftalmologia nos Estados Unidos, o uso exagerado de computadores tem influenciado os números de Miopia em crianças. Segundo o estudo, a Miopia em crianças norte-americanas aumentou de 25% para 41,6% ao longo de 30 anos. Ainda não se sabe exatamente o motivo: se esse aumento é ocasionado pelo foco maior em tarefas de perto em detrimento ao enxergar para longe ou outras causas. Atualmente, uma hipótese importante é a de que o maior tempo gasto dentro de casa reduz a exposição solar. Esta, quando em falta, está associada ao surgimento da Miopia.

4. Evite coçar os olhos

Pessoas que têm o costume de coçar os olhos podem estar mais sujeitas a desenvolver o Ceratocone, que causa por sua vez Astigmatismo irregular e Miopia. Esse processo tem início, geralmente, pela Conjuntivite alérgica em portadores de alergias variadas, como a Rinite Alérgica. A pessoa tende a coçar os olhos com frequência e também com força. Aqueles que já possuem outros fatores de risco para desenvolver o Ceratocone, se tornarão mais sujeitos se tiverem o hábito de coçar olhos, que fragiliza ainda mais a estrutura da Córnea, fazendo com que deformidades próprias desta doença apareçam.

5. Consultar um médico oftalmologista

Criar o hábito de consultar rotineiramente um oftalmologista é importante, pois só esse especialista é capaz de identificar e tratar as doenças nos olhos logo no início. Um diagnóstico precoce de doenças silenciosas como o Glaucoma de Ângulo Aberto pode mudar os resultados do tratamento. Quanto mais cedo qualquer enfermidade for diagnosticada, mais chances de cura o paciente terá. Assim como é necessário fazer um check-up anualmente para prevenir doenças várias, os olhos pedem os mesmos cuidados. Mesmo sem sinal de sintomas, a consulta não é dispensada.Se você deseja realizar uma consulta oftalmológica de rotina ou se já apresenta alguma doença ou sintoma e deseja uma avaliação adequada, o IOC tem à sua disposição em Curitiba uma equipe capacitada de oftalmologistas e uma tecnologia de ponta para atender às suas necessidades. Realize o agendamento da sua consulta no formulário abaixo e estamos esperando por você!

Artigos relacionados