12/1/2022

Visão embaçada ou turva: quando procurar o Oftalmologista?

No items found.

Apresentar visão embaçada ou turva em algumas situações determinadas e esporádicas pode ser considerado normal. Por exemplo, quando ficamos expostos por muito tempo a telas de computador ou outras atividades que nos prendem a atenção por muito tempo, é comum ressecar os olhos, causando a sensação de visão turva. Nesses casos, apenas o uso de um colírio ou encerrar a atividade temporariamente já costuma fazer a visão voltar ao normal. Porém, em outros casos, onde a visão embaçada se faz presente com frequência (ou quando se passa a enxergar embaçado de repente) é importante buscar uma consulta oftalmológica, pois esse pode ser um dos primeiros sinais de uma série de doenças oculares, algumas bastante comuns e simples de se tratar, e outras potencialmente graves se não tratadas de maneira precoce.Neste artigo, conheça quais são as causas de uma visão embaçada e como você deve agir perante esse importante sintoma oftalmológico.Leia também: dor nos olhos

Miopia, Hipermetropia, Astigmatismo e Vista Cansada

As causas mais comuns de visão embaçada na população incluem o grande grupo de distúrbios oftalmológicos conhecidos por  Erros de Refração: a Hipermetropia, a Miopia, o Astigmatismo e a Presbiopia, também conhecida como Vista Cansada. A Hipermetropia se caracteriza pela dificuldade de enxergar objetos próximos, pode causar visão embaçada pelo esforço que a pessoa faz ao tentar focar. Em trabalhos que exigem mais concentração, como leitura e outros que pedem atenção em detalhes minuciosos, podem trazer como sintoma a visão embaçada.

O mesmo acontece na Miopia, quando a pessoa tenta ver objetos distantes e acaba forçando os olhos para focalizar os objetos que não consegue enxergar bem devido sua condição. Já no Astigmatismo, essa condição de visão embaçada se faz presente sempre e é uma das características do problema. Em geral, os pacientes começam o dia bem e ao decorrer do dia, passam a experimentar essa impressão.

Miopia e Astigmatismo juntos

Para todas essas condições, no entanto, a solução é simples. O uso de lentes corretivas pode dar fim a todas as queixas ou uma Cirurgia Ocular a Laser para corrigir de forma definitiva estes problemas.Leia também: Visão embaçada após cirurgia Refrativa

Quando a vista embaçada é um sinal de alerta

Em outros casos, o olho embaçado pode ser um sinal que algo grave está dando os primeiros sinais. Uma das condições mais preocupantes e que pode apresentar como sintoma a visão embaçada de modo repentino é o Glaucoma. Nesse caso, o paciente tem uma súbita alteração na pressão ocular e o nervo ótico começa a falhar. O sintoma principal é a "vista embaçada do nada", ou seja, subitamente. É preciso procurar ajuda médica imediata. O glaucoma fora de controle pode levar a cegueira irreversível. Geralmente, a visão embaçada também vem acompanhada de dor nos olhos e vermelhidão ocular.A Retinopatia Diabética, outro problema que também leva à cegueira, pode apresentar momentos em que a visão embaçada se faz presente. Não há uma rotina ou horário específico. Pode haver também manchas na visão ou falta de nitidez. Essa doença está diretamente ligada aos Diabetes, por isso, além de fazer o controle das taxas glicêmicas, é preciso fazer exames com o oftalmologista periodicamente.A Catarata também é outra doença que pode ter como sintoma a visão embaçada. O embaçamento causado pela Catarata na visão, muitas vezes, não é sentido pelo fato da sua progressão ser lenta e simultaneamente acometer os dois olhos. Muitas vezes, mudanças nos hábitos de sair ou dirigir à noite podem ser um dos sinais de baixa qualidade da visão ou visão embaçada. O tratamento cirúrgico da Catarata restitui a qualidade de visão, trazendo ainda como vantagem a possibilidade de deixar de usar óculos para a enorme maioria das funções do dia-a-dia.Leia também: "Fiz Cirurgia de Catarata e não estou enxergando" - o que pode ser?

Razões não oftalmológicas para a visão turva

A visão turva também pode ser sinal de doenças não-oftalmológicas

A visão turva, por si só, pode ser sintoma de diversos outros problemas que passam longe de ter como razão causas oftalmológicas. Causas neurológicas, como tumor cerebral e ataques isquêmicos que podem anteceder o Acidente Vascular Cerebral (AVC) devem ser logo investigadas. Até quadros mais leves como uma queda repentina de pressão podem trazer a visão embaçada como sintoma. É preciso ficar atento as demais queixas que o paciente apresenta e buscar ajuda médica.Agende uma consulta no IOC através do telefone (41) 3322-2020 e poderemos te ajudar com o processo de diagnóstico, tratamento e acompanhamento de qualquer condição oftalmológica.

Artigos relacionados