Colírio para visão embaçada: cuidados ao utilizá-lo

Atualizado em: 29 de novembro de 2018

A visão embaçada é uma das queixas oftalmológicas mais comuns no consultório. Apesar de não indicar doenças graves na grande maioria dos casos, antes de utilizar um colírio para visão embaçada, é preciso tomar cuidados especiais que você confere neste artigo.

Colírio para Visão Embaçada

Primeiro de tudo, é importante notar que a visão embaçada é sempre um sinal importante que precisa ser valorizado. Sua causa mais comum é um Erro de Refração (Miopia, Hipermetropia, Astigmatismo ou Presbiopia) não corrigido, que se resolve com o uso de óculos ou cirurgia.

Já a visão embaçada que tem início súbito, sem um motivo conhecido, pode ser o sinal de um problema mais sério que deve ser investigado. A visão embaçada que melhora com o uso de colírios de lágrimas artificiais deve estar relacionado ao olho seco.

Este colírio não melhora a visão embaçada causada por outros problemas, e que sem exceção merecem serem investigadas numa consulta oftalmológica.

Muitas das doenças oftalmológicas podem apresentar embaçamento da visão como um dos seus sintomas, e todas elas merecem cuidado e atenção. Algumas doenças que causam visão embaçada incluem Glaucoma, Catarata, Hemorragia Intraocular, Ceratocone, Uveíte, Edema de Córnea, Distrofias de Córnea, dentre outras.

Quais são as causas mais comuns de visão embaçada?

Os problemas conhecidos por Erros de Refração, que incluem alterações de Miopia, Hipermetropia, Astigmatismo e Presbiopia, são a causa mais comum de visão embaçada para diferentes distâncias na população.

Nos casos de Miopia (dificuldade para enxergar objetos de longe) e Hipermetropia (dificuldade para enxergar objetos de perto) com ou sem Astigmatismo (alteração em um dos eixos de visão), já existe uma longa história de visão embaçada sem o uso de óculos, que costuma surgir na infância ou na adolescência.

Já a Presbiopia, também conhecida por Vista Cansada começa a surgir a partir dos 40 anos e o seu principal sintoma é a visão embaçada para perto.

Quando a visão embaçada é preocupante?

Os Erros de Refração não são a única causa de visão embaçada, mas são as causas mais frequentes. Doenças mais sérias e potencialmente graves também podem ter como principal sinal a vista embaçada, como é o caso do Glaucoma, uma lesão do nervo óptico, geralmente devido a um aumento da pressão intraocular, que cursa com visão embaçada súbita. Nestes casos é necessário buscar ajuda oftalmológica imediata.

Outra doença que costuma surgir com visão embaçada é a Catarata, geralmente em pessoas acima de 50 anos. A progressão da visão embaçada é lenta e pode passar despercebida se acometer apenas um dos olhos inicialmente. Ela é ocasionada por uma opacidade do Cristalino (uma das lentes naturais do olho, juntamente com a Córnea, mais externa), que ocorre naturalmente com o envelhecimento.

A Diabetes, quando acomete o olho (condição conhecida por Retinopatia Diabética) também costuma cursar com visão embaçada, que pode ou não melhorar com o controle das taxas de açúcar no sangue (glicemia), de acordo com a gravidade do problema.

O que fazer antes de usar um colírio para visão embaçada?

A automedicação pode trazer sérios riscos à saúde dos seus olhos. Antes de utilizar um colírio para controle do sintoma de visão embaçada, é preciso inicialmente um diagnóstico correto da condição que esteja causando este problema.

Tratar apenas o sintoma de visão embaçada pode mascarar um quadro mais sério como o Glaucoma  e muitas outras, ou ser simplesmente ineficiente se não for encontrada a causa base.

Sendo assim, a visita ao oftalmologista para o correto diagnóstico e prescrição do colírio ou tratamento definitivo ideal para o seu caso é de suma importância.

Existe tratamento definitivo para Miopia, Hipermetropia, Astigmatismo ou Presbiopia?

Sim. O tratamento definitivo para as causas mais comuns de visão embaçada é a chamada Cirurgia Refrativa Ocular a Laser.

O IOC oferece aos seus pacientes diversas técnicas disponíveis, como o LASIK, o PRK e a mais nova geração de Cirurgia de Correção do Grau, o VisuMax SMILE.

O tratamento é simples, indolor, seguro e rápido (apenas 8 minutos no total). Agende sua consulta no IOC através do formulário abaixo e venha conhecer o Laser Center, um andar inteiro da clínica dedicado à avaliação de pacientes candidatos à Cirurgia Refrativa. Aqui, você poderá fazer um correto diagnóstico da sua visão embaçada e conhecer qual a melhor modalidade de tratamento definitivo para o seu caso.



Vamos agendar
a sua consulta?

(41) 3322-2020

clique para ligar

Entre em contato

    Dúvidas? Converse conosco ao vivo
    Dúvidas? Converse conosco ao vivo
    Seja bem-vindo(a) ao IOC. Como posso lhe ajudar?
    Conectando...
    Nenhum dos nossos operadores estão disponíveis no momento. Deixe sua mensagem abaixo e responderemos por email assim que possível.
    Nossos operadores estão ocupados. Por favor, tente novamente mais tarde
    :
    :
    :
    Você tem uma dúvida? Escreva para a gente!
    :
    :
    Esta sessão de chat foi finalizada