Miopia e Astigmatismo podem ser corrigidos ao mesmo tempo?

No items found.

Grande parte dos portadores da Miopia (dificuldade para enxergar objetos de longe) apresenta associação deste problema com o Astigmatismo. Neste artigo, vamos falar da interação entre Miopia e Astigmatismo e como é feito o tratamento definitivo de ambos os distúrbios em um único procedimento.

Miopia e Astigmatismo

O que acontece com os olhos na Miopia e no Astigmatismo?

A nossa visão é possível por conta da entrada de raios de luz através das áreas transparentes do nosso olho, até atingir a Retina, onde esses raios irão se transmitir em impulsos nervosos, que serão conduzidos até o nosso córtex visual primário, presente no lobo occipital.Em nossos olhos, temos duas lentes naturais: a Córnea, a camada mais externa e transparente do olho, e o Cristalino, situado logo atrás da pupila ou “menina dos olhos”, que quando perde sua transparência é conhecida como Catarata. A função destas duas lentes é de focalizar as imagens com nitidez, feita através da refração dos raios de luz e convergência dos mesmos sobre a Retina.Quando existe algum descompasso entre estas duas lentes naturais, o sistema óptico do olho perde a sua precisa focalização dando origem a algum dos Erros de Refração.A Miopia é causada porque o olho é mais longo, portanto as duas lentes naturais estão mais longe da Retina que fica no fundo do olho. Isto faz com que a formação das imagens feitas pela convergência dos raios de luz aconteça alguns milímetros antes do plano ideal de foco. Este desfoque borra as imagens de longe e é corrigido por um óculos que irá jogar a imagem alguns milímetros para trás, trazendo novamente nitidez para a visão.Já o Astigmatismo não é ocasionado por uma anomalia no tamanho do globo ocular e sim por imperfeições em uma ou ambas as lentes naturais do olho (a Córnea e o Cristalino). Por conta dessas imperfeições, pode surgir visão embaçada tanto para objetos de perto como de longe. O formato da distorção varia conforme o eixo em que o Astigmatismo se estabelece.Se você tem Miopia e Astigmatismo juntos, vai apresentar uma dificuldade para enxergar tanto objetos de longe como de perto, mas principalmente de longe.

Os Graus de Miopia e Astigmatismo são corrigidos juntos?

Sim. Por mais curioso que possa parecer, muitas pessoas têm o desconhecimento que a Miopia e o Astigmatismo podem ser corrigidos simultaneamente num único tratamento. Isto porque no início da Cirurgia Refrativa não era possível o tratamento destes dois Erros de Refração. As técnicas cirúrgicas são as mesmas, aumentando somente alguns segundos o tempo de tratamento.O seu caso poderá ser avaliado através de uma análise pré-operatória que inclui exames como a Topografia de Córnea (que obtém uma visão do relevo da superfície corneana) e a Tomografia do Segmento Anterior (Pentacam Oculyzer). Este exame, realizado de rotina em todos os pacientes, mede 22 mil pontos diferentes na Córnea, faz a Paquimetria da Córnea (medição de sua espessura em todas as regiões), avalia a curvatura interna da Córnea, índices de probabilidade de Ceratocone e de Glaucoma de Ângulo Fechado, bem como pode avaliar a transparência do Cristalino.Pacientes com alterações da normalidade no relevo corneano, ou que tenham Astigmatismo presentes nos exames de Topografia, poderão se beneficiar com um tratamento personalizado quando o laser é disparado sobre a Córnea de forma desuniforme para a correção dos defeitos notados nos exames pré-operatórios, fazendo real a possibilidade da visão após o tratamento superar aquela alcançada pelos óculos.O Laser leva dois segundos para corrigir cada grau. Todo o processo para a correção dos dois olhos leva em torno de oito minutos.

Todos são candidatos à correção da Miopia e do Astigmatismo?

Não. Menos de 3% de todos os interessados neste tratamento por um motivo ou outro não podem ser operados. Os exames pré operatórios são capazes de indicar com segurança se a sua Córnea tem as características ideais para este tratamento.Qualquer pessoa acima de 18 anos, não necessariamente com o grau estável, é um candidato em potencial à Cirurgia Refrativa.No IOC, todos os interessados em realizar o procedimento passam por uma cuidadosa avaliação pré-operatória no Laser Center, um andar inteiro criado exclusivamente para atender os candidatos de Refrativa. Através do Laser Center você será acompanhado(a) por uma equipe experiente que já realizou mais de 22 mil cirurgias a laser. Você será apresentado a um vídeo informativo e treinamento que irão apresentar as diferentes técnicas disponíveis, indicar o melhor tratamento para o seu caso e realizar todos os importantes exames pré-operatórios, bem como sanar suas dúvidas.Se você tem graus de Miopia e Astigmatismo e deseja conhecer mais sobre o tratamento definitivo, agende sua consulta através do telefone abaixo. Estaremos aguardando pela sua visita.

Artigos relacionados