Em um artigo anterior, nós abordamos o que é a Ceratite Ocular. A Úlcera de Córnea, também chamada de Ceratite Ulcerativa ou Ulcerada, é uma condição de inflamação da Córnea mais séria e avançada do que a Ceratite Ocular. Neste artigo, conheça mais sobre as características deste problema oftalmológico e como ele é manejado.
O que é a Úlcera de Córnea?
A Córnea é a lente natural mais externa do olho, responsável por fazer parte da refração dos raios de luz que incidem sobre os nossos olhos. Para que a visão seja clara e sem imperfeições, esta lente, assim como a lente de uma câmera fotográfica, deve estar livre de imperfeições.Nós podemos dividir de maneira básica as camadas superficiais da Córnea em duas:
- Epitélio: é a primeira camada de células da Córnea. Como se fosse a sua “pele”. Local onde acontece a Ceratite.
- Estroma: são as camadas abaixo do epitélio que, além da função óptica, também protege as estruturas internas do olho.
Na Ceratite, existe a lesão com inflamação apenas da camada mais externa, epitelial da Córnea. Já a Úlcera de Córnea é o nome dado à penetração desta inflamação nas porções mais internas do tecido corneano, atingindo o estroma.
Quais as causas da Úlcera de Córnea?
As Úlceras de Córnea podem ser causadas por fatores que favorecem o rompimento do epitélio, expondo as camadas internas do estroma. As mais comuns são:
- Trauma ocular;
- Uso inadequado de lentes de contato;
- Lubrificação insuficiente do olho, encontrada como causa do Olho seco (Ceratoconjuntivite seca).
- Infecções por microorganismos como bactérias, fungos, vírus e parasitas;
- Entrópio (condição oftalmológica onde a pálpebra se dobra para dentro dos olhos, levando à abrasão da Córnea, por favorecer o contato direto dos cílios com a pálpebra);
- Distiquíase: situação onde um ou mais cílios nascem em posições anormais do olho, podendo fazer uma efeito semelhante ao Entrópio, com lesão por abrasão da Córnea;
- Distrofias de Córnea, como a Distrofia de Fuchs;
- Deficiência de Vitamina A (geralmente em países subdesenvolvidos, com má nutrição), que leva à Ceratomalácia (enfraquecimento do tecido corneano).
Como é feito o diagnóstico?
O principal sintoma de uma Ceratite e, mais intensamente, da Úlcera de Córnea, é a dor ocular.Desconforto, fotofobia (aumento da sensibilidade à luz), lacrimejamento e olho vermelho podem estar associados e fazem parte deste delicado quadro, que requer imediata atenção.Não por acaso, a Córnea é imensamente inervada para que qualquer sinal de agressão soe um grande alarme, chamando por ajuda imediata.As consequências de negligência ao atendimento podem ser graves, pondo em risco a visão às vezes de forma definitiva.Na suspeita de uma Úlcera de Córnea, um oftalmologista precisa ser procurado sem demora, e fazendo uso de equipamentos que ampliem a imagem (como a Lâmpada de Fenda), irá diagnosticar o tipo de lesão e o tratamento mais adequado para a mesma.O uso de corante de Fluoresceína também pode ser aplicado. Este corante é capaz de colorir o estroma da Córnea de verde, o que permite definir os limites da lesão e avaliar outros detalhes do epitélio adjacente.Outros exames podem ajudar no diagnóstico, como o teste de Schirmer para detectar a existência da Síndrome do Olho Seco ou outros corantes, a critério do seu médico.
Qual é o tratamento?
Diferentes modalidades de Úlcera de Córnea requerem tratamentos distintos, que variam desde o uso de colírios, lentes de contato, curativos, até tratamentos cirúrgicos.As Úlceras de Córnea mais superficiais tendem a se recuperar mais rapidamente, dentro de uma semana. Lentes de contato terapêuticas também podem ser indicados a critério do seu Oftalmologista.Alternativas para Úlceras mais profundas incluem o tratamento cirúrgico, como o enxerto de tecido corneano para cobrir a área ulcerada.Por último, em casos de Úlceras mais avançadas e profundas, ou na presença de tecidos de cicatrização que levem à perda significativa da visão, o Transplante de Córnea pode ser indicado como tratamento definitivo.
O que fazer em caso de sintomas?
A Úlcera de Córnea é um problema sério e considerada uma emergência oftalmológica. Se você apresenta qualquer um destes sintomas e mora em Curitiba e região, o IOC tem à disposição o IOC Agile: um centro oftalmológico à sua disposição de segunda à sexta das 08h às 18h e aos sábados das 08h às 13h. Você poderá ser consultado por um dos nossos especialistas sem a necessidade de agendamento de consulta.O IOC Agile está localizado na Rua Brigadeiro Franco, 2848 - Rebouças, Curitiba/PR. Estaremos aguardando pela sua visita.